Educação visual: atuação na pré-escola
Abstract
O presente trabalho originou-se de um processo de observação direta e análise de procedimentos e ações relativas aos alunos de visão subnormal matriculados na pré-escola do Instituto Benjamin Constant, tendo as seguintes justificativas:
1°- Dificuldades observadas e apontadas por professores em relação ao trabalho pedagógico desenvolvido com crianças portadoras de visão subnormal.
2º- Solicitação de orientação pedagógica, por parte de diversas instituições educacionais de todo o Brasil, quanto ao trabalho realizado com crianças portadoras de visão subnormal na fase da pré-escola.
References
BARRAGA, Natalie. Guia do Professor Para o Desenvolvimento da Capacidade de Aprendizagem Visual e Utilização da Visão Subnormal. São Paulo. Fundação Para o Livro do Cego no Brasil. 1978
BARRAGA, Natalie. Programa para Desenvolver a Eficiência no Funcionamento Visual. São Paulo. Fundação Para o Livro do Cego no Brasil. 1985
CARVALHO, Keila Míriam M. GASPARETO, Maria Elizabeth R. F. VENTURINI, Nilze Helena B. Et al. Visão Subnormal- Orientação ao Professor do Ensino Regular. Campinas. Editora da UNICAMP, 1992
CASTRO, Danilo D. Monteiro. Visão subnormal- Oftalmologia. Rio de Janeiro. Editora Cultura Médica. 1994
FROSTIG, Marianne. HORNE, Davi. MILHE, Ann-Marie. Programa para Desenvolvimento da Percepção Visual. Tradução Leonor Scliar-Cabral. Panamericana Editora do Brasil. 1980
KIRK, Samuel A. GALLAGHER, James J. Educação da Criança Excepcional. Tradução de Maria Zanella Sanvicentel. 2ª edição. Editora Martins Fontes. 1991
NASCIMENTO, Angela Rossi do. BRUNO,Marilda Moraes Garcia. CORDEIRO, Yeda Maria. Orientação Para Avaliação e Desenvolvimento da Eficiência no Funcionamento Visual.Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. 1993
PASCHOAL, Claudia Lucia Lessa. Educação Visual. Dissertação para Curso de Especialização de Professores na Área da Deficiência Visual. Instituto Benjamin Constant.