“Educação para todos – saúde para todos”: a urgência da adoção de um paradigma multidisciplinar nas políticas públicas de atenção a pessoas portadoras de deficiências

  • Edicléa Mascarenhas Fernandes

Abstract

 O objetivo deste artigo é suscitar uma reflexão sobre o papel dos municípios frente à questão da educação e da saúde de pessoas portadoras de deficiências, em um momento em que, novamente, é proposto em protocolos internacionais o desafio local da garantia destes direitos inalienáveis a “todos” os cidadãos. Se até então, principalmente, no que concerne a saúde e educação de pessoas portadoras de deficiências, o modelo de atendimento oscilava entre o assistencialismo e a excessiva centralização dos serviços, há que se identificar que propostas metodológicas possam contribuir para a criação de um modelo multifatorial e interdisciplinar que possibilite a introdução de novos paradigmas de políticas públicas para o atendimento a pessoas portadoras de deficiências. O modelo da Associação Americana de Retardo Mental proposto por Luckason possui as características metodológicas para o estudo, e podemos considerá-lo o eixo suplementar da área de saúde para o paradigma da educação inclusiva.

Author Biography

Edicléa Mascarenhas Fernandes

Edicléa Mascarenhas Fernandes é Mestre em Educação Especial pela UERJ e doutoranda em Saúde da Criança e da Mulher pelo IFF-FIOCRUZ.

References

CASTIEL, L. D. O. O buraco e o avestruz: a singularidade do adoecer humano. Campinas, SP: Papirus, 1994.

COSTA, J. Ordem médica e norma familiar. Rio de Janeiro: GRAAL, 1990.

FERNANDES, E. M. A implantação do modelo pedagógico construtivista em educação especial: mudanças nas práticas pedagógica e institucional. Tese de Mestrado. Rio de Janeiro, 1991.

_____ Uma proposta para redimensionamento do atendimento educacional em rede pública de ensino a pessoas portadoras de retardo mental in O Campo da Atenção Psicossocial. Rio de Janeiro: Instituto Franco Basaglia Te Corá Editora, 1997.

_____ Estudo descritivo da aplicação do paradigma da Associação Americana de Retardo Mental in Anais do X Congresso Nacional de Neurologia e Psiquiatria – ABENEPI, Rio de Janeiro, 1999.

FERREIRO, E. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 1985.

FOREST, M. O caleidoscópio: um desafio ao conceito de classificação em cascata (mimeo), 1987.

INHELDER, B. El diagnostico del razonamento en los debiles mentales. Barcelona: Editora Nova Terra, 1971.

JANUZZI, G. A luta pela educação do deficiente mental no Brasil. São Paulo: Cortez, 1985.

LLERENA, J. Aconselhamento genético visando prevenção das malformações congênitas e retardo mental in Revista Brasileira de Deficiência Mental, 1995.

_____ et al. Doenças genéticas e educação especial in Síndromes e Deficiência Mental – Secretaria de Estado de Educação, Rio de Janeiro, 1994.

LUCKASSON, R. et al. The changing conception of mental retardation implications for the field. Mental Retardation, vol. 32, no 3, junho de 1994: 181-193.

MANTOAN. M. T. Educação escolar de deficientes mentais: problemas para a pesquisa e desenvolvimento. Campinas – LEPEDE – Unicamp, 1996.

MINISTÉRIO DA SAÚDE – Coordenação de Atenção a Grupos Especiais. Atenção à pessoa portadora de deficiência no Sistema Único de Saúde – planejamento e organização de serviços. Brasília, Ministério da Saúde, 1996.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Política Nacional de Educação Especial. Secretaria Nacional de Educação Especial. Brasília, 1994.

NEURAUTER, R. et al. Saúde escolar de alunos de escolas públicas: uma experiência localizada em bairros da Zona Sul do município do Rio de Janeiro in Benjamin Constant, ano 5, no 12, 1999: 3-5.

PASCHOALICK, W. Análise do processo de encaminhamento de crianças às classes especiais para deficientes mentais desenvolvido nas escolas de 1ograu da delegacia de Marília. Dissertação de Mestrado, 135p. São Paulo: PUC, 1981.

SCHNEIDER, D. Alunos excepcionais: um estudo de caso de desvio in Desvio e Divergência – uma crítica da patologia social. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

VYGOTSKY, L. Fundamentos de defectologia. Cuba: Editorial Pueblo y Educaciòn, 1997.

YAMAMOTO, O. Educação especial – fracasso ou farsa? in Educação em Questão. Rio Grande do Norte: Editora Universitária.

Published
2017-04-03