Educação dos excluídos: dádiva ou dívida?

  • Renato José de Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro

Abstract

Este artigo discute dois modos diferentes de se compreender a educação inclusiva. O  primeiro, defendido por Comênio e por alguns pedagogos cristãos do século XVII, concebe a educação como dádiva para os excluídos. O outro considera a exclusão educacional como dívida que o homem ocidental deve saldar se deseja construir um mundo cuja humanização requer, para o seu desenvolvimento, uma reciprocidade positiva e o emprego de práticas dialógicas.

Author Biography

Renato José de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Renato José de Oliveira é professor adjunto do Departamento de Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação da UFRJ, doutor em educação pela PUC-RJ, autor do livro Utopia e razão (Eduerj, 1998) e co-autor do livro Ciência(s) da Educação (DPA, 2000) em parceria com o Professor Tarso Bonilha Mazzotti.

References

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas. São Paulo: Brasiliense, 1986.

COMÊNIO, João Amos. A didática magna. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

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Published
2017-03-30