Gestos não-verbais espontâneos e canais de expressão emocional voluntária em deficientes visuais

  • Antonieta Ribeiro da Silva Prates Castanho Centro Educacional Fluminense / Universidade Veiga de Almeida / Universidade Estácio de Sá.
  • Ana Carolina Basílio Moitrel Universidade Veiga de Almeida
  • Elisa Severiano Universidade Veiga de Almeida
  • Vanessa Rocha Ribeiro Universidade Veiga de Almeida

Abstract

A linguagem não-verbal compreende expressões faciais de emoções, paralinguagem, gestos e posturas corporais, distância interpessoal e toque. Estes gestos são pouco estudados em deficientes visuais, exceto nos trabalhos que evidenciam o caráter inato das expressões emocionais na face. Este trabalho avaliou a habilidade não-verbal espontânea e voluntária, discriminando os sinais faciais, vocais e corporais, em duas

faixas etárias (6 e 13 anos) de deficientes visuais, arranjados em duplas e em situações apropriadas às idades. O desempenho não-verbal apresentou particularidades em função do tipo de tarefa solicitada e da idade dos participantes.

Author Biographies

Antonieta Ribeiro da Silva Prates Castanho, Centro Educacional Fluminense / Universidade Veiga de Almeida / Universidade Estácio de Sá.

Antonieta Ribeiro da Silva Prates Castanho é Mestre e Doutora em Psicologia Experimental pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo - USP. É docente das Universidades Veiga de Almeida/RJ e Estácio de Sá/RJ e do Centro Educacional Fluminense/RJ. 

Ana Carolina Basílio Moitrel, Universidade Veiga de Almeida

Ana Carolina Basílio Moitrel, aluna da graduação do Curso de Psicologia da Universidade Veiga de Almeida, Rio de Janeiro/RJ.

 

Elisa Severiano, Universidade Veiga de Almeida

Elisa Severiano, aluna da graduação do Curso de Psicologia da Universidade Veiga de Almeida, Rio de Janeiro/RJ.

 

Vanessa Rocha Ribeiro, Universidade Veiga de Almeida

Vanessa Rocha Ribeiro, aluna da graduação do Curso de Psicologia da Universidade Veiga de Almeida, Rio de Janeiro/RJ.

 

References

ARGYLE, M. Bodily communication. Madison: International Universities Press,

CASTANHO, A R.S.P. A face de crianças deficientes visuais: expressões de

emoções e percepção social de seus sorrisos. 1996. 97 p. Tese (Doutorado

em Psicologia Experimental) - Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo,

São Paulo.

CASTANHO, A R.S.P. & OTTA, E. Decoding spontaneous and posed smiles

of children who are visually impaired and sighted. J. Visual Impairm.

Blindness, v.93, n.10, p.659-992, 1999.

EIBL-EIBESFELDT, I. Human ethology. New York: Aldine de Gruyter, 1989.

EKMAN, P.& FRIESEN,W.V. The facial action coding system. Palo Alto:

Consulting Psychologists Press, 1978.

EKMAN, P.& FRIESEN,W.V. The repertoire of nonverbal behavior:

categories, origins, usage, and coding. Semiotic, v.1, p.49-98, 1969.

ERIN, J.N. et al. Are social skills teachable? A review of the literature. J.

Visual Impairm. Blindness, v.85, n.2, p.58-60, 1991.

KNAPP, M.L. Nonverbal communication in human interaction. New York:

Holt, Rinehart and Winston, 1972.

MORRIS, D. Você. Trad. Manoel Paulo Ferreira e Fernando Nuno. São Paulo:

Círculo do Livro, 1977.

OTTA, E. O sorriso e seus significados. Petrópolis: Vozes, 1994.

SIEGEL, S. Estatística não-paramétrica para as ciências do comportamento. Trad. Alfredo Alves de Farias. São Paulo: McGraw-Hill, 1975.

TOMPSON, J. Development of facial expression in blind and seeing children. Arch. of Psychol., n.264, p.1-47, 1941.

WALLBOTT, H.G., RICCI-BITTI, P., BÄNNINGER-HUBER, E. Non-verbal

reactions to emotional experiences. In: K.R. SCHERER,

WALLBOTT, H.G., SUMMERFIELD, A.B., (Eds.), Experiencing emotion: a

cross-cultural study. Cambridge: Cambridge University Press, 1988. p.98-116.

Published
2017-03-28
Section
Articles