Quando a cegueira guia o olhar: notas sobre as práticas educacionais inclusivas

  • Armando Martins de Barros Universidade Federal Fluminense
  • Edson Souza Instituto Helena Antípoff
  • Ivanoilson Mello Instituto Helena Antípoff

Abstract

O artigo analisa as possibilidades de confluência em ação de pesquisa-ensino-extensão, realizada pelo Laboratório de Estudo da Imagem e do Olhar (LEIO), da Faculdade de Educação, da UFF, com o Instituto Helena Antipoff e o Colégio de Educação Especial Anne Sullivan. Recupera o percurso de projeto voltado ao uso da fotografia como estratégia pedagógica com crianças cegas na educação inclusiva, estimulando a oralidade, a socialização e a construção do sujeito. Finalmente, sinaliza ainda para a sua importância na formação de novas competências ao profissional de ensino.

 

 

 

 

 

Author Biographies

Armando Martins de Barros, Universidade Federal Fluminense

Armando Martins de Barros é Mestre em Educação e Docente da Universidade Federal Fluminense – UFF 

Edson Souza, Instituto Helena Antípoff

Edson Souza  são Docentes do Instituto Helena Antipoff – RJ

Ivanoilson Mello, Instituto Helena Antípoff
Docentes do Instituto Helena Antipoff – RJ

References

ABICALIL, Célia Belmiro. AFONSO JR., Delfin. A imagem e sua dimensão cultural na formação de professores. In: Revista Presença Pedagógica. Belo Horizonte: Editora Dimensão, volume 7, n. 40, jul.-ago., p.46-55.

ABICALIL, Célia Belmiro. A Formação Docente e as Práticas Educativas do Olhar. Belo Horizonte: UFMG, Texto de Trabalho para o Grupo de Intercâmbio “Práticas Educativas do Olhar”, setembro, 2000, texto digitado.

AFONSO JR, Delfim. Prismas na Formação do Educador. Belo Horizonte: UFMG, texto de trabalho para o Grupo de Intercâmbio “Práticas Educativas do Olhar”, setembro, 2000, texto digitado.

BARROS, Armando M., ABICALIL, Célia Belmiro, AFONSO JR., Delfim. Práticas

Educativas do Olhar. Justificativas para Projeto de Intercâmbio UFMG-Aecoi/ UFF-Prodef. Belo Horizonte, Niterói, fev. 2000.

BARROS, Armando Martins. “Educação do Olhar: notas sobre o tratamento das imagens, como fundamento na formação do pedagogo”. In: SAMAIN, Etienne (org.). O Fotográfico. São Paulo: Ed. Hucitec & CNPq. 1998, p. 199: 206. Coleção Linguagem e Cultura. N. 29.

BAVCAR, Evgen. Entre a luz e a cegueira. Traduçào de Rubens Machado. Rio de Janeiro: Very Special Arts do Brasil, 2000.

BRAUNE, Fernando. O cego, a fotografia e a socie-dade contemporânea. In: O Surrealismo e a estética fotográfica. Rio de Janeiro: Ed. 7 Letras, 2001.

FAIRCLOUG, Norman. Discurso e Mudança Social. Brasília: UNB, 2000.

JORNAL DO BRASIL, Caderno Domingo. A visão interior. Reportagem de Jefferson Lessa.

LOPES, Ana E., et alli. A criação de narrativas na escola: uma abordagem através da

fotografia. In: PAIVA, Aparecida (org.) No fim do século: a diversidade – o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2000. (135:160).

LURIA, A. R., Diferenças culturais de pensamento. In: VIGOTSKI, Lev Semenovich.

Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Icone, Editora da Universidade de São Paulo: 1988 (39:58).

ORLANDI, E. Análise do Discurso – Princípios e Procedimentos. São Paulo: Editora Pontes, 1999.

___________. Efeitos do Verbal sobre o Não Verbal. In: Revista. Rua, Campinas: 1:35-47, 1995.

QUINET, Antonio. Um olhar a mais: ver e ser visto na psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002.

Published
2017-03-24
Section
Articles