A construção do sujeito pelo outro: notas sobre a linguagem, o discurso e a palavra na cegueira

  • Armando Barros Universidade Federal Fluminense
  • Michelle Ramos Universidade Federal Fluminense
  • Nicole Caputo Universidade Federal Fluminense

Abstract

O artigo aborda a construção do sujeito mediado pelas linguagens. Propõe a necessidade de que os profissionais de ensino, que atuam com crianças cegas ou de baixa visão, se fundamentem na teoria de Vygotsky. Viver as experiências sensoriais que as palavras nominam, para que a inclusão se realize, primeiro pelo significado delas e, depois, no sentido dos discursos. Os autores apresentam o texto em três movimentos: em torno da linguagem e do pensamento; linguagens verbal e não-verbal; e novos conteúdos na formação dos pedagogos.

Author Biographies

Armando Barros, Universidade Federal Fluminense

Armando Martins de Barros é doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), docente da Pós-Graduação em Educação, campo Linguagens e Subjetividade, da Universidade Federal Fluminense (UFF); docente da Faculdade de Educação; Coordenador do Laboratório de Estudos da Imagem e do Olhar (LEIO). 

Michelle Ramos, Universidade Federal Fluminense

Michelle Henrique Ramos é pedagoga em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), bolsista de Iniciação Científica do projeto "Práticas Discursivas ao Olhar: novas competências e habilidades na formação do pedagogo", FAPERJ 

Nicole Caputo, Universidade Federal Fluminense

Nicole Caputo é pedagoga em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), bolsista de iniciação científica do projeto "Práticas Discursivas ao Olhar: novas competências e habilidades na formação do pedagogo", FAPERJ. 

References

BARROS, A. M. de. Práticas educativas ao olhar: da vidência e da cegueira na formação do pedagogo. Rio de Janeiro: Editora E-Papers, 2003 (21-32).

JOBIM E SOUZA, S. Infância e linguagem: Bahtin, Vygotsky e Benjamin. 5.ed. São Paulo: Editora Papirus, 1994.

LIMA, E. S. Desenvolvimento e aprendizagem na escola: aspectos culturais, neurológicos e psicológicos In: Série Separatas. São Paulo: Grupo de Estudos do Desenvolvimento Humano, 2001.

OLIVEIRA, M. K. de. Vygotsky e o processo de formação de conceitos. In: LA

TAILLE, Y. de. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.

ORLANDI, E. Análise do discurso - princípios e procedimentos. Campinas: Ed. Pontes, 1999.

QUINET, A. Um olhar a mais: ver e ser visto na psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002. 220p.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2003

Published
2017-03-21
Section
Articles