O conceito de excepcionalidade: uma abordagem histórica
Abstract
Este texto tem como objetivo fazer uma análise do conceito de excepcionalidade, por meio de uma revisão teórica que evidencie as proposições conceituais dos pesquisadores, na literatura sobre o tema. Neste sentido, busca destacar as formas pelas quais os condicionantes sociais determinaram o surgimento e a evolução do conceito, pormeio de um resgate histórico do trama para com as pessoas deficientes. É focado também o papel que as ciências como a Matemática e a Psicologia tiveram na delimitação do coneito, com implicações para o campo pedagógico.References
AMIRALIAN, Maria Lúcia T. M. Psicologia do excepcional. In: Temas Básicos de Psicologia. São Paulo: EPU, vol. 8, p. 1-9. 1986.
BERGER, P. e LUCKMANN, T. A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes, 1985. 248 p.
BIGGE, Morris L. Teorias de aprendizagem para professores. São Paulo: EPU, 1977.
BOBBIO, N. e BOVERO, M. Sociedade e estado na filosofia política moderna. 3ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1991. 179 p.
BUENO, J. G. S. Educação especial brasileira. São Paulo: EDUC, 1993.
CARMO, A. A. Deficiência física: o estado brasileiro cria, recupera e discrimina. Brasília: Secretaria do Desporto/PR, 1994. 230 p.
FERREIRA, J. R. A exclusão da diferença. Piracicaba: UNIMEP, 1995
Published
2017-03-21
Section
Articles