Questões acerca da teoria da compensação no campo da deficiência visual

  • Paula Rego-Monteiro Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Luciana Pereira Manhães Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Virgínia Kastrup Universidade Federal do Rio de Janeiro

Abstract

É comum acreditar-se que a privação de um dos sentidos dá lugar a uma compensação da deficiência. De acordo com tal perspectiva, a perda da visão daria lugar a um aumento da capacidade de audição e do tato. O objetivo deste artigo é analisar em que consiste a noção de compensação e discutir seu alcance e seus limites, à luz das ciências cognitivas contemporâneas. Apresenta uma versão mística, uma versão biologicamente ingênua e a versão sócio-histórica da compensação, desenvolvida por L. Vygostski. A partir de contribuições teóricas e casos clínicos apresentados respectivamente por F. Varela e O. Sacks conclui que a noção de compensação é limitada para entender os efeitos sobre o sistema cognitivo da perda de um dos sentidos.

 

Author Biographies

Paula Rego-Monteiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Paula Rego-Monteiro é bacharel em Psicologia e aluna do Curso de Formação de Psicólogo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 
Luciana Pereira Manhães, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Luciana Pereira Manhães é aluna do Curso de Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

Virgínia Kastrup, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Virgínia Kastrup é doutora em Psicologia e professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

References

HATWELL, I. Psychologie cognitive de lac cécité précoce. Paris: Dunot, 2003.

KASTRUP, V. A invenção de si e do mundo. Campinas: Papirus, 1999.

KASTRUP, V. Aprendizagem da atenção na cognição inventiva. In: Psicologia & Sociedade, 16 (3), 7-16, set./dez., Porto Alegre, 2004.

MATURANA, H; VARELA, F. A árvore do conhecimento. São Paulo: Editorial Psi, 1995.

SACKS, O. Um antropólogo em Marte: sete histórias paradoxais. São Paulo: Cia das Letras, 1995.

SANCOVSCHI, B. Sobre a aprendizagem: ressonâncias entre a abordagem enativa de F. Varela e a psicologia histórico-cultural de L. S. Vygotski. Tese de mestrado. Programa de pós-graduação em psicologia da UFRJ, 2005.

VARELA, F.; THOMPSON, E.; ROSCH, E. A mente incorporada. Porto Alegre: Artmed, 2003.

VYGOTSKI, L. Fundamentos de defectología. Obras Escogidas V. Madri: Visor, 1997

Published
2017-03-20
Section
Articles