A concepção dos professores do Ensino Regular sobre a inclusão de alunos cegos

  • Cristiane Vales Maciel Universidade Federal do Amapá
  • Rosinete dos Santos Rodriguês Universidade Federal do Amapá
  • Arley José Silveira da Costa Universidade Federal do Amapá

Abstract

Segundo Vygotsky, o processo de aprendizagem resulta da interação com outros sujeitos sociais, o que permite ao indivíduo construir sua representação simbólica do mundo. Pretende-se mostrar aqui a importância da interação social, que se traduz no processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular. Considerando que os professores e sua forma de pensar a inclusão desempenham papel importante na escola, buscamos investigar as concepções dos educadores quanto à inclusão do aluno cego na sala de aula regular. A pesquisa envolveu 53 professores de quatro escolas do ensino regular de Macapá-AP. A análise das concepções permitiu categorizá-los em inatistas (16,98%), comportamentalistas/ambientalistas (28,30%) e interacionistas (39,63%), restando 15,09% não passíveis de categorização. É necessário que a formação docente envolva a compreensão do homem, sob uma perspectiva sociointeracionista, e que o Estado assuma seu papel de fornecer as condições de qualificação e de atuação dos professores para que o processo inclusivo possa ocorrer e permitir ao aluno cego o acesso aos instrumentos histórico-culturais disponíveis em sua sociedade

Author Biographies

Cristiane Vales Maciel, Universidade Federal do Amapá

 Cristiane Vales Maciel é especialista em Educação Especial pela Universidade Federal do Amapá, atuou como professora substituta na UNIFAP até 2005 e como professora no Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual - CAP/AP até 2006

Rosinete dos Santos Rodriguês, Universidade Federal do Amapá

Rosinete dos Santos Rodrigues é especialista em Educação Especial pela Universidade Federal do Amapá, atuou como professora substituta na UNIFAP até 2006 e atualmente é professora no Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual - CAP/AP. 

Arley José Silveira da Costa, Universidade Federal do Amapá

Arley José Silveira da Costa é professor doutor em Ecologia pela Universidade de São Paulo e professor adjunto III da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

 

References

ARANHA, Maria Lúcia de. Filosofia da educação. 2.ed. rev. São Paulo: Moderna, 1996.

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Especial. Programa de Capacitação de Recursos Humanos do Ensino Fundamental. Educação Especial. Rio de Janeiro, Série Atualidades Pedagógicas,1998.

BUENO, J. G. S. Educação especial brasileira: integração/segregação do aluno diferente. São Paulo: Educ, 1993.

CASARIN, Sônia. Reflexões sobre a integração social da pessoa deficiente. In: MANTOAN, M. T. E. Integração de pessoas com deficiência. São Paulo: Memnon, 1997.

CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2001.

GILES, Thomas Ransom. Filosofia da educação. São Paulo: EPU, 1983.

GUIRALDELLI JÚNIOR, Paulo. Didática e teorias educacionais. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

LIMA, Ana Cintra Pinto; LIMA, Clélia Maria de; SILVA, Jaqueline de Araújo dos Santos; SANTANA, Silvana Carvalho Ribeiro. Inclusão das pessoas com necessidades educacionais especiais em Macapá: elementos para sua compreensão. Trabalho de conclusão de curso. Macapá, 1999.

MANTOAN, Maria Tereza Eglér et al. A integração das pessoas com deficiência: contribuições para uma reflexão sobre o tema. São Paulo: Memnon, 1997.

MARQUES, Luciana Pacheco. O professor de alunos com deficiência mental: concepções e prática pedagógica. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2001.

MONTEIRO, Ignácio. In: MOLL, Luis C. Vygotsky e a educação: implicações pedagógicas da psicologia sócio-histórica. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

PEÇAS, Américo. Uma escola acolhedora, uma educação inclusiva. In: LINHARES, Célia; TRINDADE, Maria Nazaré (orgs.). Compartilhando o mundo com Paulo Freire. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2003.

REGO, Tereza Cristina. A origem da singularidade humana na visão dos educadores. In: Cadernos CEDES, ano XX, n. 35: Implicações pedagógicas do modelo histórico - cultural. Campinas: Unicamp, 2000.

SILVA, Maria Odete Enygdio da. Crianças e jovens com necessidades educativas especiais: da assistência à integração e inclusão no sistema regular de ensino. In: BAUMEL, Roseli C. R.; SEMEGHIMI, Idméa (orgs.). Integrar/incluir: desafio para a escola atual. São Paulo: FEUSP, 1998.

VERÍSSIMO, Hildemar. Inclusão: a educação da pessoa com necessidades educativas especiais __ velhos e novos paradigmas. In: Benjamin Constant, n. 18, p. 6-10. Rio de Janeiro, 2001.

Published
2017-03-20
Section
Articles