A motricidade humana como facilitador na aquisição de leitura e escrita do sistema braille
Abstract
O trabalho, baseado na Ciência da Motricidade Humana, onde a ação traduz movimentos intencionais com o corpo, teve como objetivo criar uma programação de atividades, com a finalidade de auxiliar os professores, alfabetizadores no ensino do Sistema Braille, tendo sempre o corpo como elemento principal das ações executadas. A criança deficiente visual tomou contato com o Sistema Braille gradativamente, através de celas braille variadas e linhas em alto-relevo em várias direções. Construiu a imagem corporal através da utilização do seu próprio corpo e de bonecos. Os sentidos remanescentes foram trabalhados detalhadamente, visando à integração da criança em seu ambiente. Atividades específicas e objetos foram utilizados para trabalhar a lateralidade. A exploração de ambientes e os fatos cotidianos serviam para induzir a noção espaço-temporal. A coordenação motora global foi trabalhada através de atividades que exigiam movimentos rápidos em diversas direções, e a coordenação motora fina, por meio de uma variedade de construções, utilizando diferentes materiais que serviam também para fixar as atividades da vida diária. A construção do pensamento, a liberdade de ação, a autonomia e a socialização foram instaladas gradativamente no decorrer das atividades desenvolvidas e o lúdico esteve sempre presente em todas as ações.
References
AJURIAGUERRA, J. de. Manual de psiquiatria infantil. Paris: Masson, 1974.
ALEXANDER, G. Eutonia: um caminho para percepção corporal. São Paulo: Martins Fontes, 1983.
ALVES, Fátima. Psicomotricidade: corpo, ação e emoção. Rio de Janeiro: Wak, 2003.
BUENO, Jocian Machado. Psicomotricidade: teoria & prática. São Paulo: Lovise, 1998.
COSTALLAT, Dalila M. M. de et al. Exercícios psicomotores básicos de educação tônica para a otimização da aprendizagem fromal da escrita. In: A psicomotricidade otimizando as relações humanas. São Paulo: Arte & Ciência, 2002.
FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro. 4. ed. São Paulo: Scipione, 2001
GUILMAIN, E; GUILMAN, G. A atividade psicomotora da criança. Paris: Vignés, 1971.
LE BOUCH, Jean. Educação psicomotora: psicocinética na idade escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.
LE CAMUS, Jean. O corpo em discussão: da reeducação psicomotora às terapias de mediação corporal. Tradução de Jeny Wolff. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.
LOUREIRO, Maria Beatriz et al. Perfil psicomotor para pré-escolares. In: A psicomotricidade otimizando as relações humanas. São Paulo: Arte & Ciência, 2002.
OLIVEIRA, Gislene de Campos. Psicomotricidade: educação e reeducação num enfoque psicopedagógico. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
SÉRGIO, Manoel. Para uma epistemologia da motricidade humana. Lisboa: Compendium, 1987.
TURATO, Egberto Ribeiro. Tratado da metodologia da pesquisa clínico-qualitativa: construção teórico epistemológica discussão comparada e aplicada nas áreas da saúde e humanas. Petrópolis: Vozes, 2003.
VAYER, Pierre. O diálogo corporal: ação educativa na criança dos 2 aos 5 anos. Lisboa: Sociedade Astória, 1984.