Construções identitárias e representações sociais: o silenciamento na expressão de crianças deficientes visuais

  • Sandra Maria Castiel Instituto Benjamin Constant
  • Margot Campos Madeira Universidade Estácio de Sá

Abstract

 

 

 Esta pesquisa investiga o silenciamento na construção da identidade de crianças deficientes visuais, alunas de uma escola de educação especial. Fundamentada na teoria das Representações Sociais, analisa processos pelos quais, nas relações com seus grupos de pertença, os sujeitos constroem representações de si, da deficiência e do deficiente. Estuda como são produzidas, retificadas ou ratificadas, na escola, representações sobre o deficiente e sua relação com a sociedade. Esta investigação é um estudo de caso, na perspectiva etnográfica, cuja estratégia é a observação do quotidiano escolar, das relações e reações que aí tomam forma. A observação foi enriquecida por entrevistas com funcionários, docentes cegos e com mães de alunos. O jogo dramático, uma novela, criada e interpretada pelos sujeitos, foi a ponte que possibilitou, no silenciamento, a expressão desses sujeitos e o diálogo com a pesquisadora. A descrição do material trouxe à tona indícios sobre valores, crenças e modelos que se iam reificando no universo escolar, atualizando-se nas práticas e nos discursos. Possibilitou uma aproximação dos processos educacionais, em meio aos quais movimentos de resistência se insurgiam ao silenciamento, momentos em que os sujeitos buscavam vias de expressão e de afirmação de si.

Author Biographies

Sandra Maria Castiel, Instituto Benjamin Constant

Sandra Maria Castiel é mestre em Educação pela Universidade Estácio de Sá/RJ, professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e professora aposentada do Instituto Benjamin Constant desde julho de 2005. 

Margot Campos Madeira, Universidade Estácio de Sá

Margot Campos Madeira é professora titular e coordenadora adjunta do programa de pós-graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá/RJ, pós-doutourada em Psicologia Social da Evolução do Laboratoire de Psycologie Sociale da École de Hautes Études em Sciences Sociales de Paris, França.

 

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Published
2017-03-20
Section
Articles