Construções identitárias e representações sociais: o silenciamento na expressão de crianças deficientes visuais
Abstract
Esta pesquisa investiga o silenciamento na construção da identidade de crianças deficientes visuais, alunas de uma escola de educação especial. Fundamentada na teoria das Representações Sociais, analisa processos pelos quais, nas relações com seus grupos de pertença, os sujeitos constroem representações de si, da deficiência e do deficiente. Estuda como são produzidas, retificadas ou ratificadas, na escola, representações sobre o deficiente e sua relação com a sociedade. Esta investigação é um estudo de caso, na perspectiva etnográfica, cuja estratégia é a observação do quotidiano escolar, das relações e reações que aí tomam forma. A observação foi enriquecida por entrevistas com funcionários, docentes cegos e com mães de alunos. O jogo dramático, uma novela, criada e interpretada pelos sujeitos, foi a ponte que possibilitou, no silenciamento, a expressão desses sujeitos e o diálogo com a pesquisadora. A descrição do material trouxe à tona indícios sobre valores, crenças e modelos que se iam reificando no universo escolar, atualizando-se nas práticas e nos discursos. Possibilitou uma aproximação dos processos educacionais, em meio aos quais movimentos de resistência se insurgiam ao silenciamento, momentos em que os sujeitos buscavam vias de expressão e de afirmação de si.
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