Educação inclusiva: componente da formação de educadores
Abstract
A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular requer uma revisão conceitual da estrutura curricular dos cursos de formação de professores. Este trabalho discute os fundamentos, a política, as possibilidades e os limites da proposta de formação de educadores para o ensino regular e o especial. Trata-se de um estudo na perspectiva sociocultural, com suporte reflexivo de grupos focais, para formação continuada de professores no contexto escolar. As pesquisas sobre a inclusão escolar enfatizam a necessidade de reflexão sobre: as concepções, crenças e atitudes diante da diversidade, diferença e multiculturalidade; a qualidade das ofertas educativas e da gestão escolar; e a necessidade de rever os programas de formação inicial e continuada de professores. O debate acerca da formação de professores para atuação no sistema regular e na Educação Especial tem gerado polêmica, contradições e omissões. Torna-se imprescindível focalizar este tema na revisão dos cursos de Pedagogia e nas demais licenciaturas, para que não fique restrito ao campo da especialização, como sugere a Resolução CNE/CP nº 01/2006. As discussões e análises preliminares deste estudo anunciam a exigência de uma articulação dialógica e ações transdisciplinares entre professores da Educação Especial e do ensino regular, gestores, coordenadores pedagógicos, pais e comunidade escolar tendo em vista a (re)elaboração do projeto e a construção de práticas pedagógicas que assegurem o direito à diversidade, o acesso ao conhecimento e a inclusão de todos os educandos.
References
AINSCOW, Mel. Caminhos para escolas inclusivas. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1998.
BATISTA, C. A. M.; MANTOAN, M. T. E. Educação Inclusiva: atendimento educacional especializado. Brasília: MEC/SEESP, 2005.
BRASIL. Coordenadoria Nacional para Integração de Pessoas Portadoras de Deficiências. Declaração de Salamanca e Linhas de Ação sobre Necessidades Educacionais Especiais. Brasília: MEC, 1994.
______ Secretaria da Educação Especial. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília: CNE/CEB, 2001.
______ Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC/SEESP, 1996.
BRUNO, Marilda, M. G. Escola inclusiva: problemas e perspectivas. In: Anais do II Encontro de Educação do Oeste Paulista. Presidente Prudente: UNESP, 2000.
______ O significado da deficiência visual na vida cotidiana: análise das representações de alunos, pais e professores. Dissertação de mestrado, Campo Grande: UCDB/UNESP, 1999.
BUENO, J. G. S. A educação especial nas universidades brasileiras. Brasília: MEC/SEESP, 2002.
______ A educação inclusiva e as novas exigências para a formação de professores: algumas considerações. In: BICUDO, M. A.; SILVA Jr., C. A. (Orgs.) Formação de educadores e avaliação educacional. São Paulo: UNESP, 1999.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução CNE/CP, n. 01/2006. Diário Oficial da União. Brasília, 16/05/2006, seção 1, p. 11.
FERREIRA, J. Políticas e práticas de educação inclusiva. In: GÓES. Políticas e práticas de educação inclusiva. Campinas: Associados, 2004.
FERREIRA J. R.; MENDES E. G.; NUNES, L. R. O. P. Integração e inclusão: o que revelam as teses e dissertações em educação e psicologia. In: NUNES, F. P. S. Inclusão educacional: pesquisa e interfaces. Rio de Janeiro: Livre Expressão, 2003.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.
FREITAS S. N. O.; OSÓRIO, A.; PRIETO, R. G. E. Impacto da declaração de Salamanca nos estados brasileiros: dez anos de aprovação, implantação e implementação. Brasília: MEC/SEESP, 2006.
GONZALEZ TORRES, J. A. Educação e diversidade, bases didáticas e organizativas. Porto Alegre: Artmed, 2002.
KASSAR, M. C. M. Práticas pedagógicas e o acesso ao conhecimento: análises iniciais. In: MANZINI, E. J. Inclusão e acessibilidade. Marília: ABPEE, 2006.
MARTINS, L. A. Formação professores numa perspectiva inclusiva: algumas constatações. In: MANZINI, E. J. Inclusão e acessibilidade. Marília: ABPEE, 2006.
MAZZOTTA, M.J. S. Pressupostos teóricos e filosóficos da educação de alunos com necessidades educacionais especiais. Palestra proferida no I Seminário de Educação Inclusiva no Distrito Federal. Brasília, 1998.
MITTLER, P. Educação inclusiva: contextos sociais. Porto Alegre: Artmed, 2003.
NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1997.
PADILHA, A. M. L. Práticas pedagógicas na educação especial: a capacidade de significar o mundo e a inserção cultural do deficiente mental. Campinas: Autores Associados, 2001.
PETERSON, P. Inclusão nos Estados Unidos: implementação e capacitação de professores. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v.12, n.1, 2006.
SHON, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1997.