Dança como recurso terapêutico ocupacional junto a crianças com deficiências visual

  • Luzia Iara Pfeifer Universidade de São Paulo / Ribeirão Preto
  • Renata Andréa Aquino Defina Universidade de São Paulo / Ribeirão Preto

Abstract

  Este trabalho teve como objetivo verificar os avanços de desempenho psicomotor de dez crianças deficientes visuais através de um programa de intervenção utilizando a dança como recurso terapêutico ocupacional. As crianças deficientes visuais participaram semanalmente de aulas de dança durante seis meses, sendo que foram realizadas cinco filmagens ao final de cada mês. As filmagens foram analisadas, utilizando-se um protocolo de avaliação, que tornou possível comparar o desempenho e a evolução de cada criança ao longo dos cinco registros. A prevenção de déficits psicomotores e o aprimoramento da aquisição das diversas etapas do desenvolvimento psicomotor (orientação espacial, orientação temporal, equilíbrio, esquema corporal, etc), através dos diversos estímulos oferecidos pela dança (já que a mesma favorece a aquisição de propriocepção, consciência corporal, percepção do corpo e resposta a estímulos, reações de proteção, técnicas de respiração, ritmos, etc) e do potencial de cada criança, foram enfoques durante todo o processo da pesquisa. Os resultados mostraram: melhora do desempenho psicomotor de todas as crianças participantes; a evolução da técnica da dança; aumento da motivação das crianças para os encontros e até mesmo o desenvolvimento da criatividade das próprias crianças durante o dançar.

Author Biographies

Luzia Iara Pfeifer, Universidade de São Paulo / Ribeirão Preto

 Luzia Iara Pfeifer é mestre em Educação Especial, doutoura em Metodologia de Ensino, docente do curso de graduação em Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universisade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, SP

Renata Andréa Aquino Defina, Universidade de São Paulo / Ribeirão Preto

 Renata Andréa Aquino Defina é terapeuta ocupacional pela Faculdade de Medicina da Universisade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, SP

References

AJURIAGUERRA, J. Manual de psiquiatria infantil. 2. ed. São Paulo: Masson, 1983.

ALMEIDA, M. V. Corpo e arte em terapia ocupacional. Rio de Janeiro: Enelivros, 2004.

CARVALHO, K. M. M.; FREITAS, C. C.; KIMOLTO, E. M.; GASPARETTO, M. E. R. F. Assessment and management of low sight students attended in a room with resources for visual deficiency. Arq. Bras. Oftalmol., v. 65, n. 4, São Paulo: jul./ago. 2002.

CASTRO, E. D. A dança, o trabalho corporal e a apropriação de si mesmo. Revista Terapia Ocupacional, São Paulo: USP, v. 3, n. 1/2, p. 24-32, 1992.

DEFINA, A. A. R.; PFEIFER, L. I.; MARTINEZ, E. Z. Avaliação psicomotora em crianças deficientes visuais. Anais do VI Congresso Norte Nordeste de Terapia Ocupacional, Maceió, 2006. [CD-Rom]

FLEMING, L. B. Music for all - teaching music to people with special needs. Gordon V. Thompson Music, Toronto, 1993.

FONSECA, V. Manual de Observação psicomotora: significação psiconeurológica dos fatores psicomotores. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

LOPES, K. F.; PIUNTI, J. A. Encontros com a dança – bailarinos muito especiais. Itu: República, 2004.

POYARES, M. M. D. Ludicidade e expressão corporal através da psicomotricidade. In: Encontro nacional de distúrbios de aprendizagem. Disponível em: http://www.ibcnet.org.br/Downloads/Palestra_2.doc. Acesso em: 22.3.2007

MONTILHA, R. C. I; NOBRE, M. I; GAGLIARDO, H. G. R. G. Atuação terapêutico-ocupacional junto a pacientes com transtornos da visão. In: Reabilitação física e contextos hospitalares. São Paulo: Roca, 2004. p. 276-291

MOSQUERA, C. Educação física para deficientes visuais. Rio de Janeiro: Ed. Sprint, 2000.

PADULA, W. V; SPUNGIN, S. J. A criança visualmente incapacitada, do nascimento até a idade pré-escolar: a importância da estimulação visual. Disponível em: http://www.ibcnet.org.br/Texto/CEGUEIRATXT/Artigo_19.htm. Acesso em: 31.10.2004.

SANTIN, S; SIMMONS, J. N. Problemas das crianças portadoras de deficiência visual congênita na construção da realidade. Disponível em: http://www.ibcnet.org.br/Texto/CEGUEIRATXT/Artigo_04.htm. Acesso em: 31.10.2004.

SANTOS, A. O cego, o espaço, o corpo e o movimento: uma questão de orientação e mobilidade. Benjamin Constant, 11. ed. março, 1999, Disponível em: http://www.cesec.org.br/pdf/orientacao_e_mobilidade.pdf. Acesso em: 27.6. 2006.

SCHUCHARD, R. A. Adaptation to macular scotomas in persons with low sight. Am. J. Occup. Their, v. 49, n. 9, p.870-6, 1995.

SOUZA, A. G. M.; ALBUQUERQUE, R. C. A atuação da terapia ocupacional na intervenção precoce de crianças com baixa visão utilizando a estimulação visual. Temas sobre Desenvolvimento, v. 13, n. 78, p.29-34, 2005.

STRAZZACAPPA, Márcia. A educação e a fábrica de corpos: a dança na escola. Cad. CEDES, Campinas: Apr., v. 21, n. 53, 2001.

THOMPSON, R. Desenvolvimento psychomotor e aprendizagem. In: Psicomotricidade: da educação infantil à gerontologia – teoria e prática. São Paulo: Lovise, 2000. p. 45-52.

Published
2017-03-17
Section
Articles