Sociedade pós-moderna, imagem corporal e deficiente visual: algumas considerações

  • Fabiane Frota da Rocha Morgado Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Maria Elisa Caputo Ferreira Universidade Federal de Juiz de Fora

Abstract

 Introdução: O corpo deficiente é frequentemente visto como insuficiente para fazer frente às exigências de eficiência e produtividade da atual sociedade, caracterizada como Pós-Moderna. Nesta, valoriza-se sobremaneira o corpo ideal, aquele belo, másculo, produtivo e perfeito. Dessa forma, a manifestação de uma deficiência pode alterar a imagem corporal do indivíduo. Objetivo: Refletir sobre as relações socioculturais diagnosticadas nos temas Sociedade Pós-Moderna, Imagem Corporal e Deficiente Visual, ilustrando conceitos da literatura específica, principalmente da Sociologia e Antropologia. Metodologia: Estudo Qualitativo com revisão de literatura. Resultado das reflexões originadas durante o curso da disciplina do Mestrado em Educação Física, "Corpo e Diversidade", oferecida pela Profª Drª Maria Elisa Caputo Ferreira, na Universidade Federal de Juiz de Fora, durante o primeiro semestre de 2008. Considerações Finais: Trouxemos para esta reflexão o caráter multidimensional da imagem corporal. Nesse contexto, Schilder (1999) e Tavares (2003) afirmam que o deficiente visual é capaz de formular sua imagem corporal através de outros estímulos, os quais não sejam os visuais. O movimento aparece como um facilitador do desenvolvimento da imagem corporal e o profissional de Educação Física como um possível mediador entre este e o cego. Ressaltamos que na medida em que o sujeito se reconheça e se aceite na sua diferença/deficiência, ele pode manter relações positivas e prazerosas com o seu corpo, preservando sua identidade, por conseguinte, possuir uma imagem corporal positiva, mesmo diante dos apelos de corpo ideal de nossa cultura.

Author Biographies

Fabiane Frota da Rocha Morgado, Universidade Federal de Juiz de Fora

Fabiane Frota da Rocha Morgado é mestranda em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), na linha de pesquisa Aspectos Socioculturais do Movimento Humano. Especialista em Aspectos Metodológicos e Conceituais da Pesquisa Científica pela UFJF. Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Maria Elisa Caputo Ferreira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Maria Elisa Caputo Ferreira é Professora Adjunta e orientadora nos Programas de Mestrado em Educação Física e em Psicologia da UFJF. É Pós-doutora e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). É mestre em Educação Física pela Universidade Gama Filho (UGF) e mestre em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (UCB). É graduada em Educação Física pela UFJF e em Serviço Social pela Faculdade de Serviço Social do Rio de Janeiro. 

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Published
2017-03-17
Section
Articles