A aprendizagem da célula pelos estudantes cegos utilizando modelos tridimensionais: um desafio ético

  • Sandra Mara Mourão Cardinali Universidade Cruzeiro do Sul
  • Amauri Carlos Ferreira PUC/MG

Abstract

Pretende-se mostrar aqui a importância do uso de modelos tridimensionais táteis na aprendizagem da célula pelos estudantes cegos, tendo como foco a morada ética. A compreensão de pertencimento ao mundo faz-se necessária para as pessoas cegas, tendo em vista os desafios impostos pelo mundo circundante. O tato é a visão para os não videntes, que interpretam o mundo com o corpo e, na linguagem cotidiana, usam o verbo ver como forma de expressar sua compreensão da vida; ou seja, o tato são os olhos dos cegos.

Author Biographies

Sandra Mara Mourão Cardinali, Universidade Cruzeiro do Sul
Sandra Mara Mourão Cardinali é doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul – São Paulo. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela PUC–Minas. Graduada e licenciada em Ciências Biológicas pela UFMG. Especialista em Microbiologia pela PUC–Minas. Professora de Biologia do Ensino Técnico e Tecnológico de Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – Cefet/MG. Monitora do Curso de Especialização em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva – MEC/Setec – Programa Tecnep
Amauri Carlos Ferreira, PUC/MG

Amauri Carlos Ferreira é graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, mestre em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo e pós-doutor em Educação pela UFMG. Professor Adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais de Filosofia e Ética (graduação, especialização e mestrado). Pesquisador na área de Educação e Ciências da Religião.

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Published
2017-03-14
Section
Articles