A intervenção precoce em crianças com deficit visual: percepção dos pais

  • Larissa Mello Dias Universidade Católica de Salvador
  • Maria Tereza Ávila Gallo Universidade Católica de Salvador

Abstract

Este artigo tem como objetivo conhecer a percepção dos pais em relação à intervenção precoce em crianças com deficit visual. Para tanto, foi desenvolvido um estudo qualitativo em um centro especializado na assistência à criança com deficiência visual em Salvador/BA. O período para a coleta de dados compreendeu os meses entre dezembro de 2008 e março de 2009. Os 12 informantes-chave da pesquisa foram os pais de crianças submetidas à intervenção precoce, indicados pelo responsável pelo atendimento nesse centro. Os dados foram apreendidos mediante entrevistas gravadas, em que foi aplicado um roteiro não estruturado, sendo ainda utilizado um diário de campo para registrar todo o processo emocional vivido pelos informantes durante as entrevistas. A análise dos dados foi feita baseada na análise de conteúdo segundo Bardin. Emergiram, do encontro com os pais, as categorias “emic”, e os discursos demonstraram a dificuldade do acesso ao serviço de intervenção precoce, seja pela falta de informação, pelo número limitado de serviços de referência para esse tratamento, ou pela falta de diagnóstico e encaminhamento precoces. Foram relatados, ainda, os significados associados a esse tratamento, dificuldades, problemas e medos em relação à deficiência visual, bem como as expectativas sobre o futuro dessas crianças. Conclui-se que os pais percebem que a intervenção precoce gera resultados positivos ao desenvolvimento da criança com deficit visual, e as orientações fornecidas a eles foram descritas como fator determinante de uma melhor aceitação da deficiência e como uma forma de conhecer as necessidades dos seus filhos.

Author Biographies

Larissa Mello Dias, Universidade Católica de Salvador
Larissa Mello Dias é fisioterapeuta pela Universidade Católica do Salvador e pós-graduanda em Fisioterapia Hospitalar
Maria Tereza Ávila Gallo, Universidade Católica de Salvador
Maria Tereza Ávila Gallo é fisioterapeuta, professora da Ucsal, pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior, especialista no Conceito Bobath e Método Neuroevolutivo Samarão Brandão. Áreas de atuação: neuropediatria e neonatologia, assistência e ensino.

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Published
2017-03-14
Section
Articles