Avaliação da acuidade visual em escolares do ensino fundamental da rede pública de Volta Redonda/RJ, entre 2004 e 2008
Abstract
O objetivo deste artigo é relatar e analisar a prevalência de deficit visual em escolares do ensino fundamental de escolas municipais e estaduais do município de Volta Redonda/RJ; aprimorar o aprendizado dos acadêmicos de medicina por meio da técnica de medida da acuidade visual; e evidenciar a necessidade de melhoria da assistência oftalmológica pela rede pública. Para isso, foi realizada uma revisão de estudos descritivos de delineamento transversal da medida da acuidade visual feitos por acadêmicos de medicina do oitavo período, devidamente treinados, no período de 2004 a 2008. Foram avaliados 3.729 alunos do primeiro ao nono ano de 20 (25,0%) das 80 escolas públicas do ensino fundamental do município de Volta Redonda/RJ, por meio da tabela de Snellen posicionada a 6 m de distância. Da amostra total, 579 (15,5%) apresentaram acuidade visual menor que 0,8. As idades variaram entre cinco e 18 anos. Quanto à correção óptica, 317 (8,5%) alunos usavam óculos ao exame. Questionados se já haviam consultado o oftalmologista, 2.019 (54,1%) disseram que sim. Entre os amétropes, 252 (43,5%) relataram ter cefaleia, 163 (28,2%), ardência ocular, 145 (25,0%), lacrimejamento, e 142 (24,5%), dificuldade visual. O trabalho mostrou que a acuidade visual reduzida foi semelhante a outros estudos com o mesmo objetivo, ou seja, 10 a 20% do contingente etário necessitam de correção óptica; logo, programas de saúde pública devem ser implantados de maneira a detectar precocemente distúrbios visuais em crianças para que elas possam ser devidamente tratadas, desenvolvendo satisfatoriamente suas atividades no meio em que vivem. O trabalho desencadeou, por parte dos acadêmicos, a busca da iniciação científica e, mais importante, interesse em prestar serviços comunitários onde a população não teria acesso, despertando nela a conscientização do valor da boa visão
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