Museu através do toque: a inclusão social da pessoa com deficiência visual

  • Diana Farjalla Correia Lima UNIRIO/MAST
  • Ana Fátima Berquó Instituto Benjamin Constant

Abstract

 O Museu se caracteriza como espaço de pesquisa e disseminação do conhecimento. De acordo com tal perspectiva, deve-se assegurar que o processo informacional e comunicacional atenda a diferentes públicos das categorias identificadas como visitantes (exposições) e usuários dos serviços de informação. Estabelecer condições para o atendimento e a recepção de qualquer público é o fundamento no qual se apoia a função social do Museu. Entretanto, entre diversos segmentos de público, há aqueles com necessidades especiais, como, por exemplo, pessoas com deficiência visual. E, para esse público em especial, o que se observa é a ocorrência de obstáculos que impedem desejável atendimento, seja em contexto eletrônico, por via da rede internacional de computadores – site do Museu na Internet – seja no próprio ambiente físico no qual está localizado o Museu. Em razão disso, configura-se a questão da inclusão social em contexto de temática museológica. Toma-se como referência para estudo o modo pelo qual se deve receber adequadamente o público com deficiência visual, na medida em que esse grupo vocaliza socialmente dificuldades encontradas para a comunicação. Portanto, a abordagem trata do necessário preparo que, em tal condição, é exigido para o Museu e seus profissionais; situação que deve envolver o conhecimento prévio sobre a natureza e as formas de percepção características dessa deficiência, incluindo análises e avaliações permanentes acerca das especificidades e dos pontos comuns entre esse público e o público em geral que visita ou consulta os serviços oferecidos

Author Biographies

Diana Farjalla Correia Lima, UNIRIO/MAST
Graduada em Museologia, Dra. em Ciência da Informação e Professora do Programa de Pós-Graduação e Museoligia e Patrimônio UNIRIO/MAST
Ana Fátima Berquó, Instituto Benjamin Constant
Graduada em Letras, Mestre em Museologia e Patrimônio e Professora do Instituto Benjamin Constant

References

BERQUÓ, Ana Fátima. Dedos de ver: informação especial no museu e a inclusão social da pessoa com deficiência visual. 2011. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio, Museu de Astronomia e Ciências Afins, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011. Orientadora: Diana Farjalla Correia Lima.

BOURDIEU, Pierre; DARBEL, Alain. O amor pela arte: os museus de arte na Europa e seu público. 2. ed. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2007.

CALVINO, Ítalo. Coleção de areia. Tradução Maurício Santana Dias. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

ICOM – INTERNATIONAL COUNCIL OF MUSEUMS. Código de Ética do ICOM. Disponível em: <http://www.icom.org.br/codigo_de_etica_lusofono_iii_2009.pdf>. Acesso em: 17 mar. 2011.

______. Statutes, article 3, section 1. Disponível em: <http://icom.museum/statutes.html#3>. Acesso em: 17 mar. 2011.

LIMA, Diana Farjalla Correia. Ciência da informação, museologia e fertilização interdisciplinar: informação em arte, um novo campo do saber. 2003. 387 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Instituto Brasileiro em Ciência da Informação/IBICT, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2003. Orientadora: Lena Vania Ribeiro Pinheiro. Disponível em: <http://teses.ufrj.br/ECO_D/DianaFarjallaCorreiaLima.pdf(Texto)http://www.eco.ufrj.br(Eco)>. Acesso em: 28 fev. 2011.

MENSCH, Peter V. Modelos conceituais de museus e sua relação com o patrimônio natural e cultural. Boletim do ICOFOM-LAM, Buenos Aires, n. 4-5, p. 10, ago. 1992.

MOTTA, Lívia Maria Villela de Mello. Audiodescrição – recurso de acessibilidade de inclusão cultural. 30 jul. 2008. Disponível em: <http://www.bengalalegal.com/livia.php>. Acesso em: 20 jan. 2011.

RAMOS, Francisco Regis Lopes. A danação do objeto: o museu no ensino da história. Chapecó: Argos, 2004. 178 p.

RÚSSIO, Waldisa. Texto III. In: ARANTES, Antônio Augusto (Org.). Produzindo o passado: estratégias de construção do patrimônio cultural. São Paulo: Brasiliense/CONDEPHAAT, 1984. p. 59-78.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. 4. ed. Rio de Janeiro: WVA, 2002.

STALLYBRASS, Peter. O casaco de Marx: roupas, memória, dor. Organização e tradução Tomaz Tadeu. 3. ed. ampl. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. 111 p. (Mimo).

TELFORD, C.; SAWREY, G. M. O indivíduo excepcional. Rio de Janeiro: Zahar, 1976..

Published
2017-03-13
Section
Articles