Estagiários como mediadores na inclusão em educação

  • Kelen Fabiana Gubolin Zapparoli Universidade Federal Fluminense
  • Marcio da Costa Berbat Universidade Federal Fluminense

Abstract

  O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa realizada para a conclusão de uma das disciplinas do curso de mestrado em educação, nomeada Inclusão em Educação. Aborda a função do estagiário como mediador de escolas com orientação inclusiva e tem como referencial teórico a perspectiva histórico-cultural, dialogando com outros referenciais, como aqueles que abordam a educação inclusiva. Além de nesses referenciais, o texto foi baseado em dois documentos: a Lei de Estágios (Lei no 11.788, de 25 de setembro de 2008) e as orientações sobre o estágio na educação especial (Instituto Helena Antipoff/RJ). A metodologia empregada foi o estudo de caso múltiplo (YIN, 2010), e evidenciou-se a necessidade de uma revisão nas normas de contratação desses profissionais, sua função e capacitação.

Author Biographies

Kelen Fabiana Gubolin Zapparoli, Universidade Federal Fluminense

 Pedagoga e mestre em Educação pela UFF, com dissertação na área da educação inclusiva. Integra o grupo de pesquisa sobre geografia da infância na UFF. 

Marcio da Costa Berbat, Universidade Federal Fluminense

Geógrafo (bacharel e licenciado pela Uerj), mestre em geografia pela Uerj, doutorando em Educação pela Unicamp, com pesquisa na área de formação de professores e geografia da infância. Atua como professor efetivo da Escola de Educação da Unirio e na direção da Seção-Rio de Janeiro da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB). Integra o grupo de pesquisa sobre geografia da infância na UFF.

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Published
2017-03-09
Section
Articles