Percepção dos professores de orientação e mobilidade em face de sua formação e intervenção: estudo exploratório realizado em Portugal

  • Elisa Sofia Lopes Gaspar Escola Superior de Educação Jean Piaget
  • Rita Manuela de Almeida Barros Escola Superior de Educação Jean Piaget
  • Carlos Manuel da Silva Escola Superior de Educação Jean Piaget

Abstract

 

 Este trabalho centra-se na problemática do ensino da orientação e mobilidade (OM) das crianças com deficiência visual (DV). Decorridos quatro anos desde a criação das Escolas de Referência para a Educação de Alunos Cegos e com Baixa Visão em Portugal, levamos a cabo um estudo exploratório, com o objetivo de conhecer a percepção dos docentes de OM em relação à sua formação e intervenção nesse âmbito. A amostra é constituída por sete professores que lecionam OM em contexto escolar. A partir de um referencial metodológico de natureza qualitativa, foram recolhidos dados por meio de inquéritos por entrevista semiestruturada, os quais foram, posteriormente, submetidos à análise de conteúdo. Os resultados mostram que a formação é pouco homogênea e insuficiente. Quanto à intervenção, na qual incluímos a avaliação, o planeamento e a experiência, verificamos que a maioria dos entrevistados não utiliza instrumentos, protocolos ou programas estandardizados e validados. A avaliação passa pela observação direta, e a estruturação do planeamento, pela definição de objetivos. Podemos concluir que os professores não têm formação específica certificada e acreditada e que não existem diretrizes uniformizadas para a intervenção na OM. Parece-nos pertinente a criação de uma entidade que certifique os profissionais de OM e regule sua atividade. 

Author Biographies

Elisa Sofia Lopes Gaspar, Escola Superior de Educação Jean Piaget

Escola Superior de Educação Jean Piaget – Instituto Piaget. Mestre em Educação Especial no Domínio da Visão pela mesma instituição – Campus de V. N. Gaia. 

Rita Manuela de Almeida Barros, Escola Superior de Educação Jean Piaget

Escola Superior de Educação Jean Piaget – Instituto Piaget. Doutorada em Ciências da Educação pela Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Santiago de Compostela (Espanha).  

Carlos Manuel da Silva, Escola Superior de Educação Jean Piaget

Escola Superior de Educação Jean Piaget – Instituto Piaget. Mestre em Supervisão Educacional e Dislexia pela Universidade de Aveiro.

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Published
2017-03-09
Section
Articles