Uma cosmologia cega sobre os fenômenos celestes
Resumo
Estima-se que 20% da população brasileira esteja inserida na definição clínica da deficiência visual. Por essa razão, as pessoas invisuais são um importante público-alvo das Políticas Públicas voltadas para a inclusão social e escolar. Este artigo suspende o conceito de deficiência, como resultante de uma construção histórica, para asserir, em seu lugar, a palavra-conceito “cegueira”; também contextualiza as políticas inclusivas, no cenário das subjetividades introjetadas pelo modelo econômico neoliberal, objetivando apresentar a percepção de pessoa cega sobre o Universo a partir da pergunta: quais são os aspectos instituintes da cosmologia de uma determinada pessoa cega nativa sobre os fenômenos astronômicos? Para alcançar seu objetivo, o estudo apresenta entrevista realizada com pessoa cega, escolarizada. De modo que, para refletir adequadamente acerca das informações fornecidas pela participante da pesquisa, foi necessário abordar a escola inclusiva, como política pública, no Brasil, e suas respectivas leis; o preconceito e o estigma à pessoa cega; e o ensino de astronomia. O conjunto de elementos do Cosmos elencados na entrevista aqui apresentados são: o céu, o Sol, os cometas, os asteroides, os planetas e a Terra, as estrelas cadentes, a Lua e suas fases, e o Universo. Esses elementos foram analisados sob as lentes investigativas do método arqueogenealógico proposto por Michel Foucault, que resulta de uma composição aprimorada das fases arqueológica e genealógica (que perscruta as origens daquilo que se considera como normal) que foram atravessadas pelo autor no decorrer da sua jornada epistemológica. Conclui-se que é preciso vincular Cosmologia e Cosmogonia para o ensino da astronomia, pois é nessa indissociabilidade epistêmica que se encontram as chaves para práticas docentes. Desse modo, impõe-se um novo ensino da astronomia, com métodos que sejam capazes de consorciar as diversas cosmologias e cosmogonias como fator enriquecedor desse tipo de ensino.
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