Uma contribuição à produção de textos em braille utilizando impressoras 3D

  • Welber Duarte dos Santos Instituto Benjamin Constant (IBC)
  • Naiara Miranda Rust Instituto Benjamin Constant (IBC)
Palavras-chave: Impressão 3D, Sistema Braille, Tecnologia Assistiva, Deficiência Visual

Resumo

O uso com qualidade do Sistema Braille para os indivíduos cegos é elementar ao acesso, permanência e independência nas diversas atividades cotidianas. A introdução desse sistema às pessoas com deficiência visual se dá na escola, diferente do que acontece com pessoas videntes, que experimentam a língua escrita desde cedo, em diferentes espaços de convívio. Assim, aquelas têm sua experiência privada ou reduzida, se comparada aos indivíduos que enxergam. Nesse sentido, propõe-se no presente trabalho uma forma de colaborar com o acesso a textos em braille utilizando impressão 3D, em um formato próximo ao padrão normativo brasileiro para textos do tipo. O trabalho, que faz parte de uma pesquisa de mestrado, buscou levantar melhores práticas para impressão 3D em sítios web e com profissionais da área, partindo para a produção, inicialmente em modelo digital, em softwares de modelagem 3D, de etiquetas em braille. Após essa etapa, foram utilizados filamentos do tipo ABS e PLA e uma impressora GTMax 3D A1V2 para efetivação dos modelos elaborados. Os resultados indicam que há possibilidade de aproximação do texto braille padronizado utilizando impressão 3D garantindo qualidade e fluidez na leitura. Conclui-se que, embora haja abertura e diferentes possibilidades, a impressão 3D depende de um contexto com bastante variação, considerando questões como o clima, até o equipamento e insumos utilizados, sendo necessário, portanto, exploração da referida atividade em diferentes realidades para o seu efetivo emprego. Para pesquisas futuras sugere-se a construção/aperfeiçoamento de um sistema que gere automaticamente etiquetas com textos braille seguindo o padrão do Ministério da Educação.

Biografias dos Autores

Welber Duarte dos Santos, Instituto Benjamin Constant (IBC)

Atuando do Atendimento Educacional Especializado, com foco nas crianças com deficiência visual, na Prefeitura Municipal de Várzea Grande, mestrando no Programa de Pós Graduação em Ensino na Temática da Deficiência Visual - PPGEDV pelo Instituto Benjamin Constant - IBC (2023), graduado em Licenciatura em Pedagogia para EPT pelo Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT (2023), graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Centro Universitário de Várzea Grande - UNIVAG (2018) e Pós-graduado em Computação Aplicada à Educação pela Universidade de São Paulo - USP (2020). Têm experiência com educação de crianças com deficiência visual nos anos iniciais do ensino fundamental e fabricação digital/artesanal de recursos de apoio ao ensino e aprendizado.

Naiara Miranda Rust, Instituto Benjamin Constant (IBC)

Doutora em Ciências – Microbiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Referências

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Publicado
2024-08-15