Panorama internacional de publicações sobre a educação matemática de aprendizes cegos

  • Cátia Aparecida Palmeira Secretaria Estadual de Educação do ES - Sedu/ES
  • Elcio Pasolini Milli Secretaria Estadual de Educação do ES - Sedu/ES
Palavras-chave: Educação Matemática Inclusiva, Cegos, Deficiência Visual

Resumo

As demandas em sala de aula por uma perspectiva docente têm modificado as atividades sociais de professores nos últimos tempos. Uma delas se refere à educação matemática inclusiva que tem perpassado os diferentes níveis e modalidades educacionais nas últimas décadas, desde a Educação Infantil até os programas de Pós-Graduação. Frente a isso, este texto apresenta o resultado de um mapeamento de publicações internacionais sobre a educação matemática envolvendo aprendizes cegos, realizado no ano de 2021, durante a disciplina Fórum de Debates em Pesquisas em Educação Matemática, no curso de Doutorado Profissional em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT), do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Para tanto é apresentada uma contextualização sobre a inserção desses estudantes, também público da educação especial, nas escolas brasileiras e as necessidades investigativas nos processos de ensino e aprendizagem frente ao cenário educacional. Utilizou-se o mapeamento como opção metodológica, apresentando as pesquisas mapeadas no âmbito internacional e suas características, com o objetivo de buscar aproximações e particularidades decorrentes das análises dos resultados obtidos nessas investigações. Destacam-se como resultado que as pesquisas internacionais identificadas se centralizam no campo do ensino de geometria, sendo necessário ampliar as discussões para outros objetos e conceitos matemáticos como o campo da aritmética e da álgebra, e que ainda precisam avançar para outras modalidades e níveis de ensino para além da educação básica.

Biografias dos Autores

Cátia Aparecida Palmeira, Secretaria Estadual de Educação do ES - Sedu/ES

Mestra em Educação pela Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo – PPGE/UFES.

Elcio Pasolini Milli, Secretaria Estadual de Educação do ES - Sedu/ES

Mestre em Educação em Ciências e em Matemática pelo Programa Educimat do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) Campus Vitória.

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Publicado
2023-08-05