Aprender a ler e escrever na pandemia
a baixa visão, os jogos e a tecnologia
Resumo
Nos anos de 2020 e 2021, com a pandemia de covid-19, o alto risco de transmissão do coronavírus
obrigou povos de todo o mundo a praticar o distanciamento social, que teve como consequência o
fechamento das escolas, cujo espaço físico foi, temporariamente, substituído pelo virtual. O presente
artigo visa compartilhar uma proposta de ensino e aprendizagem desenvolvida nesse contexto
pandêmico com estudantes com baixa visão, em fase de alfabetização, matriculados no Instituto
Benjamin Constant. Tal experiência se baseou no uso de jogos, aliados a Tecnologias da Informação e
Comunicação (TIC’s), que propiciaram um meio de interação entre docentes, estudantes e
responsáveis, favorecendo o processo de aquisição de leitura e escrita. Este trabalho fundamenta-se em
SOARES (2005; 2020), LEMLE (2006) e FREIRE (1989), na abordagem significativa dos letramentos
e da alfabetização; alicerçando tal aprendizagem na ludicidade, por meio de jogos e brincadeiras
(SAVELI; TENREIRO, 2011) e com a utilização das TIC’s como ferramentas de facilitação desse
processo (PILETTI, 2013) (ROSE; MEYER, 2002). Nesse sentido, foram elaborados jogos de
aprendizagem acessíveis para alunos com baixa visão objetivando o desenvolvimento das habilidades
de leitura e escrita. Por fim, pretende-se contribuir por meio da reflexão sobre a experiência vivenciada
com práticas acessíveis e significativas de ensino e aprendizagem de alunos com baixa visão em
processo de alfabetização.
Referências
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SOARES, Magda. Alfabetização e letramento: caderno do professor/Magda Becker Soares; Antônio Augusto Gomes Batista. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005.
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