Aprender a ler e escrever na pandemia

a baixa visão, os jogos e a tecnologia

  • Mariana Lopes da Silva Instituto Benjamin Constant (IBC)
  • Marcia de Oliveira Gomes Instituto Benjamin Constant (IBC)
Palavras-chave: Baixa Visão, Alfabetização, TIC's, Acessibilidade

Resumo

Nos anos de 2020 e 2021, com a pandemia de covid-19, o alto risco de transmissão do coronavírus
obrigou povos de todo o mundo a praticar o distanciamento social, que teve como consequência o
fechamento das escolas, cujo espaço físico foi, temporariamente, substituído pelo virtual. O presente
artigo visa compartilhar uma proposta de ensino e aprendizagem desenvolvida nesse contexto
pandêmico com estudantes com baixa visão, em fase de alfabetização, matriculados no Instituto
Benjamin Constant. Tal experiência se baseou no uso de jogos, aliados a Tecnologias da Informação e
Comunicação (TIC’s), que propiciaram um meio de interação entre docentes, estudantes e
responsáveis, favorecendo o processo de aquisição de leitura e escrita. Este trabalho fundamenta-se em
SOARES (2005; 2020), LEMLE (2006) e FREIRE (1989), na abordagem significativa dos letramentos
e da alfabetização; alicerçando tal aprendizagem na ludicidade, por meio de jogos e brincadeiras
(SAVELI; TENREIRO, 2011) e com a utilização das TIC’s como ferramentas de facilitação desse
processo (PILETTI, 2013) (ROSE; MEYER, 2002). Nesse sentido, foram elaborados jogos de
aprendizagem acessíveis para alunos com baixa visão objetivando o desenvolvimento das habilidades
de leitura e escrita. Por fim, pretende-se contribuir por meio da reflexão sobre a experiência vivenciada
com práticas acessíveis e significativas de ensino e aprendizagem de alunos com baixa visão em
processo de alfabetização.

Biografias dos Autores

Mariana Lopes da Silva, Instituto Benjamin Constant (IBC)

Mestra em Novas Tecnologias Digitais na Educação pelo Centro Universitário Carioca (UniCarioca)

Marcia de Oliveira Gomes, Instituto Benjamin Constant (IBC)

Doutora em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Referências

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Publicado
2022-09-29