Avaliando a usabilidade da reglete positiva na escrita e na leitura
Resumo
Este artigo concentra resultados da primeira etapa de uma pesquisa em andamento e objetiva analisar a usabilidade da reglete positiva, salientando aspectos referentes à leitura e à escrita. As pesquisadoras realizaram dez testes distintos, ficando para a etapa posterior a aplicação junto aos participantes da pesquisa. Os testes são: medidas obtidas a partir do arranjo de seis pontos, duas colunas e espaçamento entre celas; impressão do ponto na folha; apagamento do ponto; fixação da folha na régua; deslocamento da régua na folha; manuseio da régua (abrir e fechar); acomodação do punção no espaço vazado da cela; acesso ao texto escrito; desenvolvimento da escrita; desenvolvimento da leitura. A reglete convencional é tomada como parâmetro para as análises, considerando-se seu uso já aprovado pelos sistemas educacionais. Dos resultados, destacamos como aspectos positivos: a escrita não invertida, dispensando o espelhamento das letras e permitindo que a escrita seja realizada no mesmo sentido da leitura, ou seja, da esquerda para a direita; o melhor acesso ao texto durante a escrita, facilitando a correção de texto pelo usuário; a maior definição dos contornos dos pontos na cela, apoiando o trabalho do punção. Dois aspectos se apresentaram desfavoráveis: é preciso empregar mais força para a impressão dos pontos na folha, o que torna seu uso desconfortável para a escrita de textos longos; a dimensão do ponto é maior que a padronizada para a escrita braille, o que gera a necessidade de readaptação na leitura tátil por pessoas que dominam a escrita braille e de mais espaço para a escrita, pois em uma linha produz-se menor quantidade de caracteres. Conclui-se que a reglete positiva apresenta características que demandam readaptação de usuários que dominam o braille e que seu uso pode não ser adequado para a escrita de textos longos. Todavia, sua criação representa um avanço para a escrita no Sistema Braille, tanto para usuários que dominam o sistema quanto para aqueles em processo de alfabetização, pois seus aspectos positivos superam os desfavoráveis. Ressalta-se que para crianças em processo de alfabetização a reglete positiva pode representar um avanço ainda mais significante, pois a maior dimensão do ponto e a facilidade de acesso ao texto facilitam o aprendizado.
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