Avaliando a usabilidade da reglete positiva na escrita e na leitura

Palavras-chave: Sistema Braille, Reglete Positiva, Tecnologia Assistiva, Leitura e Escrita, Deficiência Visual

Resumo

Este artigo concentra resultados da primeira etapa de uma pesquisa em andamento e objetiva analisar a usabilidade da reglete positiva, salientando aspectos referentes à leitura e à escrita. As pesquisadoras realizaram dez testes distintos, ficando para a etapa posterior a aplicação junto aos participantes da pesquisa. Os testes são: medidas obtidas a partir do arranjo de seis pontos, duas colunas e espaçamento entre celas; impressão do ponto na folha; apagamento do ponto; fixação da folha na régua; deslocamento da régua na folha; manuseio da régua (abrir e fechar); acomodação do punção no espaço vazado da cela; acesso ao texto escrito; desenvolvimento da escrita; desenvolvimento da leitura. A reglete convencional é tomada como parâmetro para as análises, considerando-se seu uso já aprovado pelos sistemas educacionais. Dos resultados, destacamos como aspectos positivos: a escrita não invertida, dispensando o espelhamento das letras e permitindo que a escrita seja realizada no mesmo sentido da leitura, ou seja, da esquerda para a direita; o melhor acesso ao texto durante a escrita, facilitando a correção de texto pelo usuário; a maior definição dos contornos dos pontos na cela, apoiando o trabalho do punção. Dois aspectos se apresentaram desfavoráveis: é preciso empregar mais força para a impressão dos pontos na folha, o que torna seu uso desconfortável para a escrita de textos longos; a dimensão do ponto é maior que a padronizada para a escrita braille, o que gera a necessidade de readaptação na leitura tátil por pessoas que dominam a escrita braille e de mais espaço para a escrita, pois em uma linha produz-se menor quantidade de caracteres. Conclui-se que a reglete positiva apresenta características que demandam readaptação de usuários que dominam o braille e que seu uso pode não ser adequado para a escrita de textos longos. Todavia, sua criação representa um avanço para a escrita no Sistema Braille, tanto para usuários que dominam o sistema quanto para aqueles em processo de alfabetização, pois seus aspectos positivos superam os desfavoráveis. Ressalta-se que para crianças em processo de alfabetização a reglete positiva pode representar um avanço ainda mais significante, pois a maior dimensão do ponto e a facilidade de acesso ao texto facilitam o aprendizado.

Biografias dos Autores

Fabiana Alvarenga Rangel, Instituto Benjamin Constant (IBC)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Katia Mara Neves Mendes de Oliveira, Instituto Benjamin Constant (IBC)

Especialista em Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial pela Universidade Cândido Mendes (UCAM)

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Publicado
2022-09-29