Produção e uso de ferramentas didáticas acessíveis para estudantes com deficiência visual
uma experiência no ensino da fauna aquática amazônica, utilizando um calendário tátil
Resumo
O objetivo deste estudo foi discutir sobre a importância e a necessidade de produção e uso de ferramentas didáticas acessíveis para estudantes com deficiência visual, utilizando para isso uma experiência prática onde foi produzido e utilizado um calendário tátil no ensino da fauna aquática amazônica para esse público. Com uma abordagem qualitativa e exploratória, a pesquisa se desenvolveu em três fases: a) investigação preliminar em uma amostra de instituições de ensino da rede pública do município de Abaetetuba-PA sobre a necessidade de material acessível para alunos com deficiência visual; b) produção do calendário tátil para pessoas com deficiência visual e c) aplicação do calendário no ensino da fauna aquática amazônica para alunos da Associação dos Deficientes Visuais e Amigos do Sudeste do Pará (ADVASP). Verificamos que 60% das instituições investigadas possuem alunos com deficiência visual matriculados, sendo que destes, 60% apresentam baixa visão e 40% cegueira total. Dos recursos didáticos mais presentes nas instituições, destacamos: a sala de atendimento especializado, livro em braille e materiais ópticos, sendo que 40% das instituições não possuem material acessível para este público. A partir de uma aula sobre animais que compõem a fauna amazônica fazendo uso do calendário tátil, os alunos apontaram modificações a serem realizadas nos desenhos que irão melhorar o entendimento de estruturas anatômicas do animal pelo usuário. Com isso, destacamos a necessidade de aperfeiçoamento e produção de materiais táteis que possam diversificar as ferramentas pedagógicas a serem utilizadas pelos professores em suas aulas.
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