No ar, "Conexão Jovem IBC"

inclusão digital de alunos(as) com deficiência visual

  • Millene Barros Guimarães de Sousa Instituto Benjamin Constant (IBC)
  • Hylea de Camargo Vale Instituto Benjamin Constant (IBC)
Palavras-chave: Deficiência Visual, Inclusão Digital, Produção Textual, Podcast

Resumo

Este trabalho é um relato de experiência sobre o projeto de ensino realizado no Instituto Benjamin Constant (IBC), escola pública especializada para pessoas com deficiência visual. Esse projeto foi concebido no contexto inédito advindo da pandemia de covid-19 com a implementação do ensino remoto nas escolas brasileiras, no ano de 2021. O principal objetivo foi a legitimação da pessoa com deficiência visual nos espaços midiáticos e tecnológicos, produzindo discursos a partir das concepções teóricas que fundamentam o projeto, a saber, o letramento crítico e os multiletramentos. O projeto teve início em aulas de produção textual em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental II, a fim de trabalhar entrevistas com a criação de um canal de podcast, posteriormente intitulado Conexão Jovem IBC. Foram produzidos 10 episódios ao longo do ano, abordando variadas temáticas, de forma colaborativa, por meio da qual os/as alunos/as puderam pesquisar, criar, gravar e divulgar o trabalho. Percebeu-se, assim, o movimento de inclusão digital, com o protagonismo do/a aluno/a com deficiência visual, isto é, não se assumiu apenas a posição de um/a consumidor/a das plataformas digitais, mas sim de desenvolvedores/as de conteúdo, protagonizando a construção do próprio conhecimento.

Biografias dos Autores

Millene Barros Guimarães de Sousa, Instituto Benjamin Constant (IBC)

Mestra em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Hylea de Camargo Vale, Instituto Benjamin Constant (IBC)

Doutora em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF)

Referências

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Publicado
2022-09-29