No ar, "Conexão Jovem IBC"
inclusão digital de alunos(as) com deficiência visual
Resumo
Este trabalho é um relato de experiência sobre o projeto de ensino realizado no Instituto Benjamin Constant (IBC), escola pública especializada para pessoas com deficiência visual. Esse projeto foi concebido no contexto inédito advindo da pandemia de covid-19 com a implementação do ensino remoto nas escolas brasileiras, no ano de 2021. O principal objetivo foi a legitimação da pessoa com deficiência visual nos espaços midiáticos e tecnológicos, produzindo discursos a partir das concepções teóricas que fundamentam o projeto, a saber, o letramento crítico e os multiletramentos. O projeto teve início em aulas de produção textual em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental II, a fim de trabalhar entrevistas com a criação de um canal de podcast, posteriormente intitulado Conexão Jovem IBC. Foram produzidos 10 episódios ao longo do ano, abordando variadas temáticas, de forma colaborativa, por meio da qual os/as alunos/as puderam pesquisar, criar, gravar e divulgar o trabalho. Percebeu-se, assim, o movimento de inclusão digital, com o protagonismo do/a aluno/a com deficiência visual, isto é, não se assumiu apenas a posição de um/a consumidor/a das plataformas digitais, mas sim de desenvolvedores/as de conteúdo, protagonizando a construção do próprio conhecimento.
Referências
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