Recursos utilizados por estudantes com cegueira no Ensino Superior e o possível processo de desbrailização

  • Maria Eloisa Martins Vieira Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Palavras-chave: Sistema Braille, Novas Tecnologias, Ensino Superior, Desbrailização

Resumo

A escrita e a leitura do Sistema Braille são recursos importantes no processo de ensino e aprendizagem de estudantes com cegueira. Mais recentemente, pode-se observar que os avanços tecnológicos também têm favorecido o processo de ensino e aprendizagem e a inclusão social desses estudantes. Neste artigo, buscou-se identificar possível processo de desbrailização associado ao uso de novas tecnologias por estudantes com cegueira no Ensino Superior. Identificaram-se e investigaram-se as motivações para o uso, ou não, do Sistema Braille e das novas tecnologias por parte de três estudantes com cegueira que cursam o Ensino Superior em uma universidade brasileira. Para tanto, buscou-se: I) identificar os recursos em braille e os das novas tecnologias que são utilizados pelos estudantes com cegueira no Ensino Superior; II) analisar se os recursos em braille e os das novas tecnologias são satisfatórios para a realização dos estudos e formação dos estudantes com cegueira no Ensino Superior; e III) averiguar a possível relação dos recursos utilizados por estudantes com cegueira e o processo de desbrailização no Ensino Superior. O trabalho foi realizado por meio de pesquisa qualitativa, e as referências bibliográficas mencionadas neste artigo apresentam conteúdos relacionados à área da Educação, sendo a maioria publicada nas últimas duas décadas. As análises se ancoraram em entrevistas semiestruturadas e na experiência da autora, na função de transcritora do Sistema Braille da universidade em questão. A partir desta pesquisa, identificouse e analisou-se que o leitor de tela é o recurso mais utilizado pelas três discentes entrevistadas, bem como se averiguou que há uma relação entre o uso do leitor de tela e o processo de desbrailização. Destaca-se que um recurso não anula o outro, mas o estudante com cegueira deve ter a oportunidade de conhecer e aprender a escrita e a leitura do Sistema Braille, reconhecendo o valor desse sistema.

Biografia do Autor

Maria Eloisa Martins Vieira, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Especialista em Psicologia na Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

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Publicado
2022-09-29