Análise da praticabilidade de um instrumento de avaliação do esquema corporal para crianças com cegueira
Resumo
Objetivo: A pesquisa tem por objetivo descrever uma das etapas do processo de elaboração e validação de um instrumento de Avaliação de Esquema Corporal em Crianças com Cegueira (IAECCC), e realizar as modificações necessárias no instrumento. Método: O estudo é caracterizado como uma pesquisa de campo de abordagem quali-quantitativa do tipo pesquisa metodológica. Os participantes foram cinco crianças, entre seis e nove anos, com cegueira. Resultados: Após a aplicação do IAECCC, verificou-se a necessidade de realizar adequações nas provas 2 e 3, foi identificada também a necessidade de redução do tempo de aplicação do teste. Foram realizadas modificações em relação à forma de instrução e procedimentos de aplicação nas três provas que compõem o instrumento. Conclusões: Este artigo relata a fase de testagem da adequação e aplicabilidade do instrumento, a partir da qual foi possível estimar o tempo de aplicação do instrumento, bem como adequar as provas e formas de instruções de acordo com o referencial perceptivo e idade da população-alvo. Assim, propõe-se que o referido instrumento possa ser utilizado para coletar informações, compor baterias de testes psicomotores para crianças com cegueira a partir de 6 anos, auxiliar na construção de programas de intervenção ou diagnosticar possíveis alterações relacionadas ao desenvolvimento do esquema corporal de crianças com cegueira.
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