Aprendizagens dos alunos com deficiência visual e o atendimento educacional especializado - AEE
Resumo
O texto discute o tema da inclusão escolar e da deficiência visual no contexto de escola inclusiva. Parte-se de uma pesquisa mais ampla, intitulada “Uma análise dos novos formatos de livros didáticos de ciências para alunos com deficiência visual”, da qual se faz um recorte para analisar o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e as relações entre o trabalho pedagógico dos professores que atuam na sala de aula regular. Como metodologia, utilizaram-se entrevistas com professoras do AEE e alunos com Deficiência Visual (DV) que se encontram nos anos finais do Ensino Fundamental da rede municipal de educação em um município da Região do Vale do Rio dos Sinos, no Estado do Rio Grande do Sul. Os autores que subsidiaram as análises problematizam a inclusão como um imperativo e a partir de um processo de in/ exclusão. Trata-se de uma perspectiva que contribui para discutir as possibilidades de aprendizagem do aluno com deficiência, que é visto como incluído por receber atendimento, mas que, mesmo no ambiente escolar, é alvo de práticas excludentes. Como resultado do estudo, percebeu-se que as aprendizagens dos alunos com DV dependem dos recursos e da tecnologia assistiva, mas fundamentalmente da intervenção qualificada do profissional que atua no AEE. Identificou-se a necessidade de estabelecer uma articulação com a sala de aula regular desses alunos e de construir uma proposta inclusiva capaz de envolver a todos.
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