Intermediação de imagens na inclusão de alunos com deficiência visual: as vozes dos alunos do Ensino Médio do Colégio Pedro II

  • Monique Andries Nogueira
  • Leila Gross
Palavras-chave: Inclusão, Deficiência visual, Materiais adaptados

Resumo

Este artigo apresenta parte dos resultados da pesquisa de doutorado sobre a inclusão de alunos com deficiência visual no Ensino Médio do Colégio Pedro II, avaliando especificamente a importância da intermediação da imagem na educação inclusiva desse grupo. Inclusão é aqui compreendida enquanto possibilidade de plena participação do aluno com deficiência nas aulas, o que ocorre à medida que a escola se adapte ao aluno e não vice-versa (MRECH, 1999). São considerados os desafios que envolvem o trabalho docente, como observam Tardif e Lessard (2005), contextualizando as ideias desses autores no âmbito da inclusão. Foi realizado estudo de caso através de três grupos focais compostos de alunos com deficiência visual, com idades entre 17 e 24 anos. O parâmetro para a análise dosdados é a acessibilidade da imagem nas diversas disciplinas que precisam intermediá-la. Os resultados apontam para a importância da apresentação dos materiais táteis, não apenas no NAPNE, mas durante as aulas na classe comum, assim como se revelou fundamental a promoção do acesso dos professores a esses recursos. Observou-se ainda a possível ausência de trocas de conhecimento entre os docentes. Além disso, foi constatada a relevância da redução do número de estudantes por turma para a inclusão. Por tratar-se de alunos do Ensino Médio, os depoimentos são extremamente ricos na análise que fazem da própria inclusão, revelando aonde ela é potente, assim como são relatados os seus percalços.

Publicado
2020-03-31
Seção
Artigos Livres