Pistas para o ensino da língua escrita em Braille: análise de erros presentes na produção textual

  • Clarissa de Arruda Nicolaiewsky Universidade do Estado do Rio Janeiro
Palavras-chave: Braille, Pessoas com deficiência visual, Alfabetização

Resumo

Garantir a apropriação da língua escrita em Braille é essencial tanto para a constituição de sujeitos críticos
como para a inclusão social. Seu aprendizado, no entanto, constitui-se em um processo complexo que demanda o oferecimento de situações didáticas visando à participação ativa e à reflexão constante da língua e de seu papel. Trazendo a perspectiva de que os erros fazem parte imprescindível do processo de aprendizagem, oferecendo pistas das hipóteses construídas pelos aprendizes, esta pesquisa objetivou analisar os erros presentes na produção textual em Braille de 21 estudantes do primeiro ao terceiro anos do Instituto Benjamin Constant, instituição especializada em deficiência visual. Para tanto, solicitou-se a produção de histórias inventadas e, após, os erros encontrados foram categorizados em erros ortográficos e aqueles relacionados ao domínio do Sistema Braille, distinção que se faz necessária para se pensar a prática pedagógica. Nos três anos escolares, observou-se um número relativamente maior de erros de Braille do que de erros ortográficos, o que aponta para a complexidade desse sistema simbólico. Dos erros ortográficos encontrados, o tipo predominante foi composto por erros fonologicamente aceitáveis, sugerindo que esses jovens detêm um bom nível de habilidade de análise fonológica, errando apenas na escolha do contexto ortográfico. A análise dos resultados possibilitou a sugestão de práticas pedagógicas reflexivas que contribuirão para a construção do conhecimento linguístico e para a apropriação da escrita pelo sujeito.

Publicado
2020-03-31
Seção
Artigos Livres