O uso de gestos, objetos e símbolos táteis por crianças com deficiência múltipla sensorial
Resumo
O artigo apresenta a primeira parte da tese de doutorado PACT (Programa Alternativo de Comunicação Tátil para Crianças com Deficiência Múltipla Sensorial). Estes dados referem-se ao Estudo I e buscaram responder a questão: a comunicação alternativa com símbolos táteis pode favorecer atos comunicativos de crianças com deficiência múltipla sensorial? (HALLIDAY, 1975; VAN DJIK, 1989; HAGOOD, 1997; SIGAFOOS et al., 2000; HORN; KANG, 2012). Foi elaborado um programa alternativo de comunicação tátil – baseado na associação de gestos, objetos e símbolos táteis –, e avaliado seus efeitos mediante a manifestação de atos comunicativos por crianças com deficiência múltipla sensorial. Participaram três crianças com deficiência visual e múltipla. A metodologia foi o delineamento quase experimental A-B, sendo A linha de base e B intervenção. Variáveis: Variável Dependente – atos comunicativos das crianças após o procedimento; Variável Independente – programa de comunicação tátil com gestos, objetos e símbolos táteis. O uso do referido programa tátil favoreceu habilidades comunicativas em crianças com deficiência múltipla sensorial não verbais.