Alfabetização: uma reflexão necessária
Resumo
A partir do construtivismo abordado nas pesquisas de jean piaget, surge a proposta de uma nova visão na construção do período de alfabetização da criança cega ou de visão subnormal.
Referências
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa: curso de 1o e 2o graus. 22a Ed. São Paulo: Editora Nacional, 1977.
CÂMARA Jr., J. Mattoso. Dicionário de Filologia e Gramática. 4a Ed. Rio de Janeiro: Revista da J. Ozon Editor, 1970.
CARDOSO, Fernando Henrique e SANNI, Octavio. Homem e Sociedade: leituras básicas de Sociologia Geral. Nova Edição. São Paulo:Editora Nacional, 1975.
CASTRO, A.M.S.G. e CECCON, J.P. Creches alternativas e institucionais - uma proposta curricular. In: MEC/SEPS. Textos sobre educação pré-escolar. Brasília: 1981.
CHARLES, C.M. Piaget ao Alcance dos Professores. Tradução de Ingeborg Strake. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1975.
CLEMENTE, R.; MARTELES, P.; VICENTE, A.; MARIM, A. Lillo; ROSEL, J., Villagran - Ceguera - Orientaciones prácticas para la educación y rehabilitación del ciego. Colección Rehabilitación, Aspectos Psicologicos(cap. 2), Edita: Dpto. de Estudios e Publicaciones del Servicio de Recuperación y Rehabilitación de Minusválidos Físicos y Psíquicos (Serem). Maria de Guzman,52. Madrid 3, 1979.
COSTA LINS, M.J.S. A estruturação da inteligência do pré-escolar segundo Piaget. Rio de Janeiro: Editora Anima, 1984.
FERNANDEZ, Alicia. A Inteligência Aprisionada. Porto Alegre: Artes Médicas. 1990.
FERREIRO, Emilia. Reflexões Sobre a Alfabetização. São Paulo: Cortez Autores Associado, 1991.
FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
FURTH, H.C. Thinking without Language: psychological implications of deafness. New York: Free Press,1966.
GINSBURG, H. & OPPER, S. Piaget y la teoria del desarollo intelectual. Madri: Ediciones del Castillo, 1977.
GIROSSI, Esther Pillar. Didática da Alfabetização Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1990.
KAMII, C. & DE URIES, R.. A Teoria de Piaget e a educação pré-escolar. Lisboa: SOCI / CULTUR, Coleção Biblioteca de Pedagogia, 1973.
LEMLE, Miriam. Guia Teórico do Alfabetizador. São Paulo: Ed. Ática, 1990.
LERBET, G. Piaget. Paris: Edition Universitaires - Collection Psychothèque, 1970.
LIMA, A.F.O.. Pré-escola e alfabetização. Petrópolis (RJ): Editora Vozes, 1986.
PAIN, Sara. A Função da Ignorância. Porto Alegre: Artes Médicas, 1937.
PIAGET Jean. A Linguagem e o Pensamento da criança. Rio de Janeiro: 1959.
PIAGET, Jean. O Nascimento da inteligência na criança- Rio de Janeiro: Zahar, 1966.
PIAGET, Jean. 0 Raciocínio na Criança. Rio de Janeiro: Record, 1967.
PIAGET, Jean. A Formação do Símbolo na Criança - imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Rio de Janeiro: Zahar, 1971.
PIAGET, Jean. Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1972.
PIAGET, Jean. Seis Estudos de Psicologia. Rio de Janeiro: Forense, 1973.
PIAGET, Jean. O Nascimento da Inteligência na Criança. Rio de Janeiro, Zahar: Editores, 1974.
PIAGET, Jean. Para onde vai a Educação? Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1977.
PIAGET, Jean. A Epistemologia Genética: Sabedoria e Ilusões da Filosofia; Problemas de Psicologia Genética. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
PIAGET, Jean & GRECO, Pierre. Aprendizagem e Conhecimento. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1974.
PIAGET, Jean. & INHELDER, Larbel. A Psicologia da Criança. São Paulo: Difel, 1982.
SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Linguística Geral. São Paulo: Cultrix, 1972.