Educação dos excluídos: dádiva ou dívida?
Resumo
Este artigo discute dois modos diferentes de se compreender a educação inclusiva. O primeiro, defendido por Comênio e por alguns pedagogos cristãos do século XVII, concebe a educação como dádiva para os excluídos. O outro considera a exclusão educacional como dívida que o homem ocidental deve saldar se deseja construir um mundo cuja humanização requer, para o seu desenvolvimento, uma reciprocidade positiva e o emprego de práticas dialógicas.
Referências
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas. São Paulo: Brasiliense, 1986.
COMÊNIO, João Amos. A didática magna. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
KANT, Immanuel. Critique de la raison pratique. Paris: Gallimard, 1985.
. _____. Réflexions sur l’éducation. Paris: Vrin, 1989.
. PERELMAN, Chaim; OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado da argumentação: a nova retórica. São Paulo: Martins Fontes, 1996.