A investigação em "educação em ciência" no contexto da "educação especial': algumas considerações sobre as dificuldades da pesquisa bibliográfica

  • Luciano Gonçalves Costa Universidade Paranaense
  • Marcos Cesar Danhoni Neves Universidade Estadual de Maringá

Resumo

No trabalho são apontados alguns dos obstáculos enfrentados no desenvolvimento do projeto “O Ensino de Física para Portadores de Deficiência Visual”. Em particular, são analisadas as dificuldades encontradas no que se refere à pesquisa bibliográfica sobre a temática “Educação em Ciência na Educação Especial”, e a sua importância para o prosseguimento de investigações dessa natureza. Num sentido instrumentalista, diante da escassez deste tipo de informação, são divulgados os resultados de um levantamento bibliográfico recentemente realizado a fim de contribuir para o desenvolvimento de outras pesquisas.

Biografias dos Autores

Luciano Gonçalves Costa, Universidade Paranaense

Luciano Gonsalves Costa trabalha no Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Paranaense (UNIPAR), Campus Paranavaí e no Departamento de Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Marcos Cesar Danhoni Neves, Universidade Estadual de Maringá

Marcos Cesar Danhoni Neves trabalha no Departamento de Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Referências

ECO, H. Como se faz uma tese. 3ª. ed. São Paulo: Perspectiva, 1986.

NEVES, M.C.D. et al. O Ensino de Física para portadores de deficiência

visual: uma reflexão. Benjamin Constant, Rio de Janeiro, v. 6, n. 16, p. 14-17, ago. 2000.

SALÉM, S.; KAWAMURA, M. Banco de referências de Ensino de Física.

Cad.Cat.Ens.Fís., Florianópolis, v. 10, n. 3, p. 247-257, ago. 1993.

Publicado
2017-03-29
Seção
Artigos Livres