O estudo da Geometria
Resumo
Baseado nas preocupações com o ensino de Geometria para alunos cegos e de visão subnormal, o trabalho mostra a importância deste estudo e indica uma metodologia para auxiliar o processo de aprendizagem destes alunos.
Referências
ALMEIDA, Maria da Glória de Souza. Monografia de Pós-Graduação. Rio de
Janeiro: UNI- RIO, 1992.
AZENHA, Maria da Graça. Construtivismo de Piaget a Emília Ferreiro. São
Paulo: Ática, 1997.
BARRAGA, Natalie. Programa para Desenvolver a Eficiência Visual. Trad.
Fundação para o Livro do Cego no Brasil. São Paulo: 1985.
BARBOSA, Paula Marcia. O Ensino da Geometria. Monografia de Pós-
Graduação, Rio de Janeiro: ISEP, 1998.
BERTONI, N.E. O Ensino de Matemática - Principais Problemas e Desafios.
Brasília: MEC, Secretaria de Educação Fundamental, 1993.
BRUNO, Marilda M. Garcia. Deficiência Visual. São Paulo: LARAMARA, 1997.
CASTRO, Danilo Monteiro de. Visão Subnormal. Rio de Janeiro: Cultura Médica,
CERQUEIRA, Jonir Bechara e FERREIRA, Elise de Melo Borba. Recursos
Didáticos na Educação Especial. Rio de Janeiro: Revista Benjamin Constant nº
, 1996.
D’AMBROSIO, U. Algumas Reflexões sobre Educação do Futuro e em particular
sobre a Formação de Professores - Reunião Técnica Nacional sobre Novas
Perspectivas para a Formação do Professor na Área de Matemática. Brasília:
MEC, Secretaria de Educação Fundamental, 1993.
D’AUGUSTINE, C. H. Métodos para o Ensino da Matemática. Rio de Janeiro: Ao
Livro Técnico, 1976.
DEMO, Pedro. Introdução à Metodologia da Ciência. São Paulo: Atlas, 1985.
FAINGUELERNT, Estela Kaufman. Formação de Professores de Matemática.
Temas e Debates da Sociedade Brasileira de Matemática - SBEM, ano VIII, 1995.
FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. Trad. Moacir Gadotti e Lilian Lopes
Martin. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas,
LORENZATO, Sérgio. Por que não ensinar Geometria? Educação Matemática
em Revista. SBEM, ano III, 1995.
M. LEITE LOPES, Maria Laura e Lilian Nasser. Geometria: na era da imagem e
do movimento. Rio de Janeiro: UFRJ, 1996.
MACEDO, Lino de. Ensaios Construtivistas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1994.
PEREZ, G. Pressupostos e Reflexões Teóricas e Metodológicas da Pesquisa.
Tese de Doutorado. Campinas/SP: UNICAMP, 1991.
PAVANELO, R. M. O abandono do ensino da Geometria no Brasil: causas e
conseqüências. Campinas/SP: Zetetiké nº 1, 1993.
PIAGET, Jean. A Linguagem e o Pensamento da Criança. Rio de Janeiro: 1956.
___________. Para onde vai a educação? Rio de Janeiro: Livraria José Olympio
Editora, 1977.
PIAGET, J. e INHELDER B. Da Lógica da Criança à Lógica do Adolescente. São
Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1976.
ROSA, S. Construtivismo e Mudança. São Paulo: Cortez, 1994.
RUDIO, Franz Vitor. Introdução ao Projeto de Pesquisa Científica. Petrópolis:
Vozes, 1986.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, Coordenadoria de Estudos e Normas
Pedagógicas. O Deficiente Visual na Classe Comum. São Paulo: 1987.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. Educação Especial: Teoria/Prática.
Rio de Janeiro: 1990.
VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e Relatórios de Pesquisa em
Administração. Rio de Janeiro: Atlas, 1997