Educação, cidadania e exclusão à luz da educação especial - retrato da teoria e da vivência
Resumo
Este trabalho apresenta uma breve retrospectiva histórica da Educação Especial no mundo e no Brasil, seu contexto e a evolução da educação integrada à educação inclusiva, mostrando a realidade vivenciada por uma aluna portadora de necessidade educativa especial, sua trajetória e reflexões acerca das resoluções, posturas e práticas dos docentes, discentes e profissionais envolvidos no curso de Pedagogia, buscando ajudar para a compreensão e prática dos profissionais da educação inclusiva.
Referências
BRASIL: MEC/INEP. Plano Nacional de Educação e do Desporto. Instituto
Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 1997.
DECLARAÇÃO DE SALAMANCA e Linha de Ação Sobre Necessidades
Educativas Especiais. Brasília: CORDE, 1994.
MANTOAN, Maria Teresa Egler. Ensino inclusivo/Educação (de qualidade)
para todos. Revista Integração, MEC N167 20/1998.
MAZZOTTA, M. Educação Especial no Brasil: História e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 1996.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS – ONU. Resolução aprovada em
assembléia geral sobre Normas Uniformes pela Igualdade de Oportunidades para Pessoas com Deficiências. Washington, 1994.
(mimeo). SÁ, Elizabeth Dias. Necessidades educacionais especiais na Escola
Plural. Anais do 2º Encontro sobre Inclusão – Qualidade de Ensino Para Todos.
Promovido pelo grupo 25 – SP. Set / 99.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. Política Nacional de Educação
Especial. Brasília: MEC/Seesp, 1994.