GeuMETRIA = EU + GEOMETRIA: Ensinando (noções de) Geometria Plana Através da Orientação e Mobilidade

  • Jorge Carvalho Brandão Universidade Federal do Ceará

Resumo

Diante de dificuldades encontradas por alunos deficientes visuais incluídos no sistema regular de ensino no tocante a determinadas disciplinas, em particular a Matemática, este trabalho pretende mostrar como um professor de Orientação e Mobilidade pode ajudar no ensino de Geometria quando está ensinando algumas técnicas dessa área.

Biografia do Autor

Jorge Carvalho Brandão, Universidade Federal do Ceará

Jorge Carvalho Brandão é professor de Matemática da Universidade Federal do Ceará (UFC), mestre em Engenharia Civil (UFC) e professor de Orientação e Mobilidade da Escola de Ensino Fundamental Instituto dos Cegos de Fortaleza – CE, desde agosto de 2002.

Referências

BARBOSA, P. M. O Estudo da Geometria. Revista Benjamin Constant, n° 23,

p. 14 – 22, Rio de Janeiro: Agosto de 2003.

BIGODE, Antônio J. L. Matemática hoje é feita assim. São Paulo: FTD, 2000.

BRASIL. MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais. Temas Transversais. Brasília:

MEC/SEF, 1998.

BRASIL.MEC. Programa Nacional de apoio à educação de deficientes visuais:

Orientação e Mobilidade – Projeto Ir e Vir. Brasília: MEC/SEE, 2002.

MACHADO, Antonio dos S. Matemática: temas e metas. São Paulo: Atual,

MACHADO, Nilson J. Matemática e língua materna. São Paulo, Cortez: 1993.

SAMPAIO, Antonio L. e CHAVES, Sandra M. Jogos e teoremas de

Matemática. Sobral – Ce, FACIB, 2003.

Publicado
2017-03-22
Seção
Artigos Livres