A importância das atividades corporais no processo de alfabetização da criança cega

  • Lucia Maria Filgueiras da Silva Monteiro Instituto Benjamin Constant

Resumo

Este artigo pretende instigar nos docentes o interesse pela proposta da  educação pelo movimento, através de atividades lúdico-criativas, no intuito de colaborar com o sucesso de alfabetização de crianças cegas. Para tal, aborda o papel da família em sua educação, e analisa o sistema Braille no que tange ao início de seu ensino em classes de alfabetização infantil. Sugere algumas atividades corporais que podem servir como meio facilitador da aprendizagem do sistema Braille, as quais podem ser executadas nas aulas de Educação Física, numa abordagem interdisciplinar entre o professor alfabetizador e outros profissionais que trabalhem com atividades físicas.

Biografia do Autor

Lucia Maria Filgueiras da Silva Monteiro, Instituto Benjamin Constant

Lucia Maria Filgueiras da Silva Monteiro é mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professora do Instituto Benjamin Constant (IBC).

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Publicado
2017-03-22
Seção
Artigos Livres