O papel da universidade frente às políticas públicas para educação inclusiva

  • Rosana Glat Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Márcia Denise Pletsch Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

 O texto tece reflexões acerca do processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais em rede regular de ensino, bem como sistematiza algumas linhas de ação que assinalam o papel da universidade na elaboração de conhecimentos e efetivação de políticas inclusionistas. A inclusão educacional é aqui entendida como uma política que venha a garantir, de fato, o aproveitamento acadêmico e o crescimento pessoal para os alunos especiais incluídos.

Biografias dos Autores

Rosana Glat, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Rosana Glat é Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Coordenadora do Núcleo de Educação Inclusiva (NEI), Membro do Conselho Municipal de Educação do Rio de Janeiro

Márcia Denise Pletsch, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Márcia Denise Pletsch é Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

 

Referências

BRASIL. Constituição Federal Brasileira, 1988.

________. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial. Brasília: SEESP, 1994.

________. Lei no 9.394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996.

________. Lei nº 10.172/01. Plano Nacional de Educação, 2000.

________. Conselho Nacional de Educação / Câmara de Ensino Básico. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, Brasília: CNE/CEB, 2001.

BUENO, J. G. Crianças com necessidades educativas especiais, política educacional e a formação de professores: generalistas ou especialistas. Revista Brasileira de Educação

Especial, vol. 3. n.5, 7-25, 1999.

FERREIRA, W. B. Reflexão sobre o papel dos programas de pós-graduação na luta contra a exclusão educacional de grupos sociais vulneráveis. Revista Espaço nº 18/19

(dezembro/2002- julho/2003), Rio de Janeiro: INES, 2003. Disponível em:

http://www.ines.org.br/paginas/revista/espaco18/Debate01.pdf, acessado em: 21/julho/2004.

FERREIRA, J. R. e GLAT, R. Reformas educacionais pós-LDB: a inclusão do aluno com necessidades especiais no contexto da municipalização. In: Souza, D. B. & Faria, L. C. M. (Orgs.) Descentralização, municipalização e financiamento da Educação no Brasil pós-LDB, 372-390. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

GLAT, R. A integração social dos portadores de deficiências: uma reflexão. Rio de Janeiro: Editora Sette Letras, 1995.

_______. Capacitação de professores: pré-requisito para uma escola aberta à diversidade. Revista Souza Marques, vol. I, 16-23, 2000.

__________., FERREIRA, J. R., OLIVEIRA, E. S. G. & SENNA, L. A. Panorama nacional da educação inclusiva no Brasil. Relatório de consultoria técnica, projeto Educação Inclusiva no Brasil. Banco Mundial, 2003, disponível em:

www.cnotinfor.pt/projectos/worldbank/inclusiva/entrada.pt.html, acessado em nov./2003.

__________. & NOGUEIRA, M. L. de L. Políticas educacionais e a formação de professores para a educação inclusiva no Brasil. Revista Integração. vol. 24, ano 14; Brasília: MEC/SEESP, 22-27, 2002.

__________. & OLIVEIRA, E. da S. G. Adaptações Curriculares. Relatório de consultoria técnica, projeto Educação Inclusiva no Brasil: Desafios Atuais e Perspectivas para o Futuro. Banco Mundial, 2003. Disponível em http://www.cnotinfor.pt/inclusiva , acessado em

dez./2003.

GOFFREDO, V. F. S. Integração ou segregação: o discurso e a prática das escolas públicas da rede oficial do Município do Rio de Janeiro. Revista Integração, 4 (10), 127-128, 1992.

MENDES, E. G. Desafios atuais na formação do professor em educação especial. In: Revista Integração, vol. 24, ano 14; Brasília: MEC / SEESP, 12-17, 2002.

NUNES, L. R. P.; GLAT, R.; FERREIRA, J. R.& MENDES, E. G. Pesquisa em educação especial na pós-graduação. Rio de Janeiro: Editora Sette Letras, 1998.

______________ ; MENDES, E. G.; FERREIRA, J.R.& GLAT, R. Análise das dissertações e teses sobre Educação Especial nas áreas de Educação e Psicologia. In: MARQUEZINE, M. C.,

ALMEIDA, M. A . e OMOTE, S. Colóquios sobre pesquisa em Educação Especial. Londrina: EDUEL, v.01,137-152, 2003.

UNESCO. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas

especiais. Brasília: CORDE, 1994.

Publicado
2017-03-22
Seção
Artigos Livres