A percepção dos alunos com deficiência visual acerca das barreiras existentes no ambiente universitário e seu entorno
Resumo
Esta pesquisa foi desenvolvida junto a estudantes universitários com deficiência visual matriculados em três universidades públicas brasileiras da região sul do país. Investigam-se quais são as grandes barreiras que impossibilitam que a equiparação de oportunidades, existente como princípio básico legal, seja uma realidade.
Referências
BATTRO, Antonio M. e DENHAM Percival J. La educación digital. Buenos Aires: EMECÉ, 1997.
DE LAS HERAS, A R. Las propiedades del espacio digital. In: CONGRESO IBEROLATI- NOAMERICANO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA ESPECIAL, 2. 2000, Córdoba. Anais ... Córdoba : [s. n.], 2000. 1 CD-ROM.
MAZZONI, Alberto Angel. Deficiência x Participação: Um desafio para as Universidades. Florianópolis, 2003. 245 p. Tese (DSc – Engenharia de Produção). Pós-graduação, Programa de Engenharia de Produção, UFSC, 2003.
OMS. Clasificación Internacional del Funcionamiento, de la Discapacidad y de la Salud. Genebra: OMS, 2001.
TORRES, E. F., MAZZONI, A. A. e ANDRADE, J. M. B. Análisis y Evaluación de Estudiantes Universitarios con Necesidades Educativas Especiales. In: ENCUENTRO MUNDIAL DE EDUCACIÓN ESPECIAL, 3, Argentina, 1999.
VASH, Carolyn L. Enfrentando a deficiência. São Paulo: Pioneira, 1988.