Estimulação precoce: sua contribuição no desenvolvimento motor e cognitivo da criança cega congênita nos dois primeiros anos de vida

  • Maria Rita Campello Rodrigues Instituto Benjamin Constant
  • Nilza Magalhães Macário Universidade Castelo Branco

Resumo

  Este artigo relata pesquisa que investiga a forma pela qual a Estimulação Precoce pode contribuir para o desenvolvimento motor e cognitivo da criança cega congênita, em seus dois primeiros anos de vida, objetivando a elaboração e divulgação de um Roteiro de Procedimentos e Atividades, como forma de contribuir para novos estudos e auxiliar profissionais da área da Educação e da Saúde, que se deparem com esta problemática, roteiro a ser devidamente adaptado. 

Biografias dos Autores

Maria Rita Campello Rodrigues, Instituto Benjamin Constant

Maria Rita Campello Rodrigues é Mestre em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco; fisioterapeuta, professora do Instituto Benjamin Constant (IBC), especialista em Deficiência Visual, Estimulação Precoce e Psicomotricidade, responsável pela implantação do programa de Estimulação Precoce do IBC (1985). Membro da Equipe de Baixa Visão do IBC. 

Nilza Magalhães Macário, Universidade Castelo Branco

Nilza Magalhães Macário é Professora Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Professora do Curso de Mestrado em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco

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Publicado
2017-03-21
Seção
Artigos Livres