Facilidades e dificuldades econtradas pelos professores que lecionam para alunos com deficiência visual em Universidades regulares

  • Elcie F.S. Masini Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Paula A.C. Chagas Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Thais K.M. Covre Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumo

A inclusão de alunos deficientes no sistema regular de ensino tem sido alvo de diversas pesquisas, no Ensino Fundamental e Médio. A presene investigação teve como objetivo identificar os pontos de vista de professores universitários sobre facilidades e dificuldades encnotradas para lecionarem quando têm alunos deficientes visual na sla de aula. A fundamentação teórica provém de trabalhos e pesquisas realizadas sobre a inclusão escolar nos três níveis de ensino. A modalidade de pesquisa qualitativa foi adotada para a coleta e análise dos daods. Os resultados obtidos assinalam que os professores universitários se sentem despreparados e sem respaldo para trabalharem com esse tipo de aluno.

Biografias dos Autores

Elcie F.S. Masini, Universidade Presbiteriana Mackenzie
Elcie F. Salzano Masini é professora titular da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento. Professora Associada da Universidade de São Paulo
Paula A.C. Chagas, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Paula Adriana Cunha Chagas é mestranda do Programa Distúrbios do Desenvolvimento da UPM. Voluntária da Creche Nossa Senhora do Socorro. Secretaria e Coordenação Pedagógica. 

Thais K.M. Covre, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Thais Kalinina Martins Covre é mestranda do Programa Distúrbios do Desenvolvimento da UPM Assistente Social no Instituto Terapêutico "Noberto de Souza Pinto"- Campinas/SP.

Referências

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Publicado
2017-03-21
Seção
Artigos Livres