A concepção dos professores do Ensino Regular sobre a inclusão de alunos cegos
Resumo
Segundo Vygotsky, o processo de aprendizagem resulta da interação com outros sujeitos sociais, o que permite ao indivíduo construir sua representação simbólica do mundo. Pretende-se mostrar aqui a importância da interação social, que se traduz no processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular. Considerando que os professores e sua forma de pensar a inclusão desempenham papel importante na escola, buscamos investigar as concepções dos educadores quanto à inclusão do aluno cego na sala de aula regular. A pesquisa envolveu 53 professores de quatro escolas do ensino regular de Macapá-AP. A análise das concepções permitiu categorizá-los em inatistas (16,98%), comportamentalistas/ambientalistas (28,30%) e interacionistas (39,63%), restando 15,09% não passíveis de categorização. É necessário que a formação docente envolva a compreensão do homem, sob uma perspectiva sociointeracionista, e que o Estado assuma seu papel de fornecer as condições de qualificação e de atuação dos professores para que o processo inclusivo possa ocorrer e permitir ao aluno cego o acesso aos instrumentos histórico-culturais disponíveis em sua sociedadeReferências
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