A motricidade humana como facilitador na aquisição de leitura e escrita do sistema braille

  • Leonídia dos Santos Borges Instituto Benjamin Constant
  • Nilza Magalhães Macário Universidade Castelo Branco

Resumo

 

 O trabalho, baseado na Ciência da Motricidade Humana, onde a ação traduz movimentos intencionais com o corpo, teve como objetivo criar uma programação de atividades, com a finalidade de auxiliar os professores, alfabetizadores no ensino do Sistema Braille, tendo sempre o corpo como elemento principal das ações executadas. A criança deficiente visual tomou contato com o Sistema Braille gradativamente, através de celas braille variadas e linhas em alto-relevo em várias direções. Construiu a imagem corporal através da utilização do seu próprio corpo e de bonecos. Os sentidos remanescentes foram trabalhados detalhadamente, visando à integração da criança em seu ambiente. Atividades específicas e objetos foram utilizados para trabalhar a lateralidade. A exploração de ambientes e os fatos cotidianos serviam para induzir a noção espaço-temporal. A coordenação motora global foi trabalhada através de atividades que exigiam movimentos rápidos em diversas direções, e a coordenação motora fina, por meio de uma variedade de construções, utilizando diferentes materiais que serviam também para fixar as atividades da vida diária. A construção do pensamento, a liberdade de ação, a autonomia e a socialização foram instaladas gradativamente no decorrer das atividades desenvolvidas e o lúdico esteve sempre presente em todas as ações.

Biografias dos Autores

Leonídia dos Santos Borges, Instituto Benjamin Constant

Leonídia dos Santos Borges é professora de 1º e 2º Graus do Instituto Benjamin Constant (IBC), pós- graduada em Docência Superior pelo Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ) e mestre em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco. É fisioterapeuta, coordenadora da Clínica de Fisioterapia do IBC. 

Nilza Magalhães Macário, Universidade Castelo Branco

Leonídia dos Santos Borges é professora de 1º e 2º Graus do Instituto Benjamin Constant (IBC), pós- graduada em Docência Superior pelo Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ) e mestre em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco. É fisioterapeuta, coordenadora da Clínica de Fisioterapia do IBC. 

Referências

AJURIAGUERRA, J. de. Manual de psiquiatria infantil. Paris: Masson, 1974.

ALEXANDER, G. Eutonia: um caminho para percepção corporal. São Paulo: Martins Fontes, 1983.

ALVES, Fátima. Psicomotricidade: corpo, ação e emoção. Rio de Janeiro: Wak, 2003.

BUENO, Jocian Machado. Psicomotricidade: teoria & prática. São Paulo: Lovise, 1998.

COSTALLAT, Dalila M. M. de et al. Exercícios psicomotores básicos de educação tônica para a otimização da aprendizagem fromal da escrita. In: A psicomotricidade otimizando as relações humanas. São Paulo: Arte & Ciência, 2002.

FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro. 4. ed. São Paulo: Scipione, 2001

GUILMAIN, E; GUILMAN, G. A atividade psicomotora da criança. Paris: Vignés, 1971.

LE BOUCH, Jean. Educação psicomotora: psicocinética na idade escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.

LE CAMUS, Jean. O corpo em discussão: da reeducação psicomotora às terapias de mediação corporal. Tradução de Jeny Wolff. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.

LOUREIRO, Maria Beatriz et al. Perfil psicomotor para pré-escolares. In: A psicomotricidade otimizando as relações humanas. São Paulo: Arte & Ciência, 2002.

OLIVEIRA, Gislene de Campos. Psicomotricidade: educação e reeducação num enfoque psicopedagógico. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

SÉRGIO, Manoel. Para uma epistemologia da motricidade humana. Lisboa: Compendium, 1987.

TURATO, Egberto Ribeiro. Tratado da metodologia da pesquisa clínico-qualitativa: construção teórico epistemológica discussão comparada e aplicada nas áreas da saúde e humanas. Petrópolis: Vozes, 2003.

VAYER, Pierre. O diálogo corporal: ação educativa na criança dos 2 aos 5 anos. Lisboa: Sociedade Astória, 1984.

Publicado
2017-03-20
Seção
Artigos Livres