Relato acerca da inclusão de alunos com deficiência visual em escolas regulares: uma experiência recente

  • Cristina dos Santos Bianchi Prefeitura do Município do Rio de Janeiro

Resumo

  A inclusão de crianças com deficiência visual na escola regular tem sido um recente campo fértil para estudos e discussões. Isto se justifica dada a grande dificuldade e falta de estrutura das escolas em recebê-las e proporcionar, adequadamente, uma continuidade ao seu desenvolvimento e aprendizado. A falta de preparo dos professores é uma das causas que mais contribui para a persistência desta dificuldade. Vários relatos publicados na literatura demonstram o despreparo dos profissionais de ensino, em suas graduações, para lidar com este público, o que complica bastante o relacionamento professor-aluno, chegando a tomar característica de um problema a ser enfrentado.

Biografia do Autor

Cristina dos Santos Bianchi, Prefeitura do Município do Rio de Janeiro

Cristina dos Santos Bianchi é professora regente de Ciências da Escola Municipal Itália, em Rocha Miranda, no Rio de Janeiro/RJ. Participa em pesquisa como colaboradora no Instituto de Física Armando Dias Tavares (IFADT), do departamento de Física Aplicada e Termodinâmica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestra em Biologia pela UERJ na área de concentração em Biociências Nucleares, atualmente realiza um projeto de estudo intitulado "Estudo das pré-concepções científicas de alunos com deficiência visual cursando os períodos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano)", sob a responsabilidade da professora Dra. Maria da Conceição de Almeida Barbosa Lima, da UERJ.

Publicado
2017-03-17
Seção
Relatos de Experiência Livres