Análise Contrastiva da Compreensão de Metáforas Visuais por Escolares de Ensino Fundamental Cegos Congênitos e Não-Cegos

  • João Ricardo Melo Figueiredo Instituto Benjamin Constant

Resumo

 O presente trabalho relata uma pesquisa de campo, baseada no princípio de mesclagem da lingüística cognitiva, realizada com alunos cegos congênitos e não-cegos dos últimos anos do Ensino Fundamental no Rio de Janeiro, a fim de investigar a compreensão de metáforas visuais por estes alunos. Os resultados mostram que os alunos cegos conseguem produzir sentenças metafóricas ligadas ao sentido da visão, mas não realizam as projeções mentais necessárias para o entendimento destas construções.

 

Biografia do Autor

João Ricardo Melo Figueiredo, Instituto Benjamin Constant

João Ricardo Melo Figueiredo é graduado em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde obteve o título de mestre em Linguística e atualmente cursa doutorado na mesma área. Professor e coordenador da Área de Língua Estrangeirado do Instituto Benjamin Constant (IBC). Docente do Curso de Ortóptica da Universidade do Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (Uni-IBMR) e do Curso de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). 

Referências

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VIANNA, Patrícia Maria da Motta; RODRIGUES, Maria Rita Campello. Psicologia do Desenvolvimento e da Linguagem: deficiência visual. Rio de Janeiro: UNIRIO; CEAD, 2008.

Publicado
2017-03-15
Seção
Artigos Livres