O uso de recursos didáticos no ensino de História para deficientes visuais

  • Luciano de Pontes Paixão Instituto Benjamin Constant

Resumo

 O presente trabalho discute a importância de se desenvolverem recursos didáticos no ensino de História para deficientes visuais, como forma de envolver os alunos, tornando-os cidadãos críticos e contextualizados. No sentido de estimular e desenvolver a capacidade de percepção e criação, propôs-se a utilização de um jogo, dois mapas históricos, uma linha do tempo e dois castelos medievais, para trabalhar conteúdos de História de maneira dinâmica, criativa e próxima da realidade do educando. Considerando esses aspectos, no Instituto Benjamim Constant, escola especializada na área da deficiência visual, foi realizada uma pesquisa com alunos do 6o ao 9o ano do Ensino Fundamental, organizada da seguinte forma: a) entrevistas semiestruturadas; b) elaboração dos materiais didáticos; e c) aplicação dos materiais nas turmas da instituição. Foi possível observar que o ensino de História é visto pela maioria dos entrevistados como algo distante da realidade, monótono e pouco atrativo. A partir da análise dos resultados, percebeu-se que, com a introdução dos recursos, os alunos mostraram-se mais participativos e, sobretudo, mostraram interesse em aprender os conteúdos que, para eles, eram considerados difíceis e entediantes

Biografia do Autor

Luciano de Pontes Paixão, Instituto Benjamin Constant
É graduado em História pelo Centro Universitário Augusto Motta, atuando na Divisão de Imprensa Braille na função de transcritor braille no Instituto Benjamin Constant.

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Publicado
2017-03-13
Seção
Artigos Livres