Políticas públicas, espaços e lugares: as questões de pertencimento de deficientes visuais à educação superior.

  • Alessandra Nery Obelar da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Gionara Tauchen Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

O trabalho tem por finalidade analisar e discutir as políticas públicas de educação inclusiva para a educação superior e a inclusão de alunos com deficiência visual nesse nível de ensino. O estudo foi realizado por meio de abordagem exploratório-descritiva, com a realização de entrevista com duas alunas com deficiência visual que estão realizando curso superior. Por meio do estudo, foi possível concluir que a instituição investigada está receptiva ao ingresso de alunos com deficiência e faz com que as alunas com deficiência visual se sintam pertencentes a ela. Contudo, apesar do respaldo das políticas públicas e dos projetos e programas institucionais para que a inclusão aconteça, é necessária a profissionalização dos docentes no sentido de fomentar a formação permanente.

Biografias dos Autores

Alessandra Nery Obelar da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Tem graduação em Pedagogia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Rio Grande (FURG) (2000), Especialização em Psicopedagogia Clínica pela Universidade Católica de Pelotas (Ucpel) (2002) e curso de extensão em Deficiência Visual (2006) pela FURG/EEJAA. Atualmente, é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), atuando como tutora do curso de Especialização em Mídias na Educação pela UAB-FURG e participando do Núcleo de Estudos em Epistemologia e Educação em Ciências (Nuepec-FURG). Pesquisa e atua nas áreas de Educação Especial, Educação Superior e Psicopedagogia.

Gionara Tauchen, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Tem graduação em Pedagogia (UFSM), mestrado em Educação (UFSM) e doutorado em Educação (PUC/RS). Atualmente, é professora-adjunta da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Integra o Núcleo de Estudos em Epistemologia e Educação em Ciências, é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e coordena o Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem experiência docente e gestora na área educacional, investigando os seguintes temas: Educação Superior, Gestão Educacional, Epistemologia, Educação em Ciências e Formação Docente.

Referências

ANTUNES, K. C. V. Uma leitura sociológica da construção do espaço escolar à luz do paradigma da educação inclusiva. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. 98 f.

BOURDIEU, P. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 1990.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 2009.

CAIADO, Katia Regina Moreno. Aluno deficiente visual na escola: lembranças e depoimentos. Campinas: Autores Associados/PUC, 2006.

CUNHA, Maria Isabel da. Trajetórias e lugares de formação da docência universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional. Araraquara: Junqueira & Marin; Brasília: Capes/CNPQ, 2010.

FOREST, M.; PEARPOINT, J. Inclusão: um panorama maior. In: MANTOAN, M. T. E. et al. A integração de pessoas com deficiência: contribuições para uma reflexão sobre o tema. São Paulo: Artmed, 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

INEP. Censo da Educação Superior. 2009. Disponível em: <http://www.inep.gov.br>. Acesso em: 11 jan. 2011.

MARQUES, C. A. Para uma filosofia da deficiência: estudo dos aspectos ético-social, filosófico-existencial e político institucional da pessoa portadora de deficiência. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – ICHL, UFJF, Juiz de Fora, 1994.

MOREIRA, Ruy. Para onde vai o pensamento geográfico? Por uma epistemologia crítica. São Paulo: Contexto, 2006.

SANCHES, Pilar Arnaiz. A educação inclusiva: um meio de construir escolas para todos no século XXI. Inclusão. Revista da Educação Especial: Brasília: MEC/Seesp, 2007.

SANTOS, Carlos Roberto Antunes dos. Ensino superior público no Brasil: mecanismos de inclusão social e políticas atuais do Ministério da Educação. In: PEIXOTO, Maria do Carmo de Lacerda (Org.). Universidade e democracia: experiências e alternativas para a ampliação do acesso à universidade pública brasileira. Belo Horizonte: UFMG, 2004.

SOUZA JUNIOR, Luiz de. Política de democratização do acesso ao ensino superior no Brasil. In: SOUZA JUNIOR, Luiz de; FRANÇA, Magna; FARIAS, Maria da Salete Barboza de (Orgs.). Políticas de gestão e práticas educacionais: a qualidade do ensino. Brasília: Liber Livro, 2011.

ZABALZA, Miguel A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Publicado
2017-03-10
Seção
Artigos Livres